A INCAPACIDADE DO HOMEM FRENTE ÀS SUAS LIMITAÇÕES

02/01/2012 07:13
______________________________________________________________________________________
E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
 
__________________________________________________________
(Lucas 17:11-19)
Dez homens leprosos habitavam em certa aldeia. Eram totalmente excluídos do conviveo social. Estigmatizados por causa de sua doença, já não tinham uma vida comum os demais, nem mesmo com seus familiares. O local onde moravam era uma aldeia retirada nas proximidades de Samaria e da Galiléia, não muito distante de Jerusalém, local de adoração judaíca. Certamente que a aspiração deles era um dia serem curados de sua lepra. Um dia, porém, a caminho de Jerusalém, Jesus vai ao encontro deles!
Não importa a dimensão do seu problema, O Senhor Jesus, cedo ou tarde passará próximo de você.
"E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; e, entrando numa certa aldeia". A bem da verdade, as adversidades nos levam a conhecer as pessoas que nos amam. Os ricos andam rodeados de amigos, porém, é justamente no momento  da adversidade em suas vidas que os verdadeiros amigos se manifestam. Na adversidade nós reconhecemos quem são verdadeiramente os amigos que temos.

 

Talvez ninguém fosse visitar estes homens, muito provável que nem mesmo seus familiares, mas... o eterno Deus encarnado "entrou numa certa aldeia", justamente onde eles estavam. Sim, Deus vai ao encontro de todos aqueles que carregam dentro de si uma chama de esperança nele. Seu problema tem solução; sua vida pode mudar, seu lar pode ser melhor, sua empresa pode se levantar, sua igreja pode voltar a crescer... se Jesus entrar nela! Creio literalmente que Ele já está agindo na aldeia de sua vida.

 

Talvez de tanto esperar você não esteja vendo sua presença, não obstante, Ele se faz presente, pronto a te ouvir. "Saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós."  Eles fizeram o que era certo, se aproximaram de Jesus e clamaram a ele. Você também pode fazer o mesmo. O problema é que na maioria das vezes, vivemos com nossas lepras físicas e espirituais,  e não queremos nos aproximar de Jesus. Ficamos à distância, parados de longe. A maior distância que podemos manter de Cristo é aquela que nos permite gritar a fim de ser ouvidos.
 
Diante da realidade da lepra do pecado resta somente contarmos com a ação divina em nosso socorro. A incapacidade do homem frente às suas limitações devem levá-lo a reconhecer que quando ele nada pode fazer por si, Deus, na pessoa do Filho pode fazer todas as coisas a seu favor.
 
O QUE NOSSA INCAPACIDADE DEVE NOS LEVAR A ENTENDER?
1) Nossa própria condição: Leprosos! - Sim, somos leprosos e precisamos de cura. Sem a ação de Deus operando em nós por meio do seu Santo Espírito, somos limitados pelo pecado e este exerce sobre nós uma força poderosa, que somente pode ser anulada pela presença do poder de Deus. Quantas vezes voce ja disse para si mesmo que não ia fazer mais determinada coisa que acredita ser hostil e errada, e volta a fazê-la? 
2)Deus vai ao nosso encontro: Jesus entrou na aldeia dos leprosos, e isto foi proposital. Deus queria curar todos eles, mas foram somente dez que sairam ao seu encontro. Lembre-se, Jesus não pode fazer por voce aquilo que voce não deseja. Naquela colônia existiam outros com certeza, mas por motivos que não sabemos, não se aproximaram, e assim, perderam a benção da oportunidade. Oportunidades vem e vão, não perca aquelas que passam por você! Deus sempre vai ao nosso encontro quando mais precisamos dele. Pode contar com sua ajuda!

 

3)Busque a resposta divina: Eles gritaram de longe, "mestre, tenha misericórdia de nós!". Pediram ao Senhor aquilo que Ele mais tem para nos dar: Miserícórdia! - Sempre que pedimos algo que é da vontade de Deus podemos ter certeza de que não seremos frustrados. Peça ao eterno aquilo que necessita tendo a certeza de que receberá, este é um princípio da fé. "Esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos algo que é da sua vontade sabemos que Ele nos ouve, e  se sabemos que Ele nos ouve, podemos ter a certeza que seremos ouvidos". (I Joao 5:13,14)

 

Somos incapazes frente às limitações físicas, e talvez em determinadas situações, intelectuais. Mas não somos limitados ao ponto de não poder contar com a graça divina. Nela podemos estender todo apelo,  e toda confiança de realização! - A maior limitação nossa geralmente é a incapacidade de tomar iniciativa para buscar a Deus, e Este sempre está pronto para nos atender. Vá até Ele, agora... está à sua espera!
Deus te abençoe ricamente neste dia!
 
Pr. Paulo César