A BREVIDADE DA VIDA

14/08/2012 06:58
"Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele."
_________________________________________________________
(1 Timóteo 6:7)
Vamos  pensar um pouco sobre  a "Brevidade de Vida".
 
A bb diz que: No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.
 
A vida é dinâmica, e passa rápido. Por isto não podemos viver  o tempo presente preocupado com o futuro, muito embora, nao devemos deixar de pensar nele.
 
DEUS criou e ensinou sobre o uso do dia de hoje, e  a importância de se vivê-lo corretamente. (Salmos 118:24, Mateus 6:33) “Este é o dia que o Senhor criou, alegremo-nos, regozigemos-nos nele.”
 
Há momentos em nossa vida que nos obriga a pensar, a valorizar o momento, o momento da morte de alguém é um deles. Quem que em algum momento da vida, não teve um leve sentimento de medo da morte?
 
Não há nenhum mal falar de morte.  Todos nós iremos morrer um dia. Aliás, nos encontramos numa fila invisível, onde cada um tem uma senha cujo número é desconhecido.
 
Já paraou para pensar em qual é seu numero?
 
Pequenos e grandes homens morrem. Não sei como é a sua história de vida. Mas a bíblia diz que Deus arquiva nossos pensamentos e atos para o dia do julgamento. Vejamos:
 
Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?  Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:” (Romanos 2, do verso 3 ao 6)
 
“ Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12  Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.” (Apoc. 20:11-12)
 
Sim , Deus tem o registro de suas obras terrenas.
 
Este assunto sobre a morte é muito importante. Tanto que o sábio Salomão fala que Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há festa, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos levam em consideração.” ( Eclesiastes 7:2)
 
QUE  LIÇOES  APRENDEMOS  QUANDO VAMOS A UM  FUNERAL?
 
1) APRENDEMOS QUE A vida humana tem limite.    
Disse Deus sobre o homem. "porquanto és pó, ao pó retornarás...”  ( Gênesis 3:19)
 
“Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.” (Gênesis 6:3)
Muitos  se matam antes por meio dos vícios, da prostituição, do crime. Como você vive?
 
2) APRENDEMOS QUE Nada levaremos daqui: “Nunca vi um cortejo fúnebre com os bens da pessoa que morreu acompanhando o morto.”
o HOMEM ao morrer  não leva nada do conquistou nesta vida para o outro lado. Então porque viver correndo de um lado para o outro, se matando ou matando o semelhante ou a família para adquirir coisas que não nos servirão na eternidade.
 
3) APRENDEMOS QUE só temos o hoje para viver.
O dia em que morreu. ... para onde foram os planos de Moisés, de Paulo, os profetas, e as pessoas que você conhece?
 
Quando fizer planos nesta vida, você precisa colocar Deus neles.
A bíblia fala sobre os planos do homem sem Deus, veja:
 
Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14  Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15  Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tg 4:13-15)
 
Sêneca : filósofo grego do tempo de Cristo dizia: “as pessoas passam o tempo todo reclamando que a vida é curta, que o tempo passa rápido, mas gastam a vida de modo como se fossem imortais.”, Assim, não viva de qualquer jeito, mas do jeito de Deus.
 
4) APRENDEMOS TAMBÉM QUE Precisamos estar preparados para a ultima viagem:  Nos preparamos para tudo, casar, viajar, pular de pára-quedas, passear, até namorar: ...  e a ETERNIDADE?
Se você morrer hoje está preparado para ter um encontro com Deus?
 
Se não precisasse de preparo, não precisava Jesus ter vindo,  e se tornado o SALVADOR DA HUMANIDADE.
 
Deus deu seu filho único para nos salvar, você o quer, deseja, aceita esta salvação? Ele nos prepara para a ultima viagem.
 
Que Deus te dê hoje, a oportunidade de viver a vida que Ele reservou para você, porque neste mundo a vida é breve!
 
No amor de Cristo Jesus, até breve!
Pr. Paulo César