A IGREJA A SERVIÇO DO REINO

14/03/2013 07:00
A igreja em Atos dos apóstolos tornou-se uma referência de serviço prestado ao Reino pelo fato de estarem comprometidos uns com os outros.

Entretanto o objetivo desse artigo, é abordar a realidade da igreja como uma agência a serviço do Reino.

A igreja é o conjunto daqueles que crêem em Cristo e que se associam uns aos outros por causa da sua fé comum.

À luz das Escrituras,  ela é uma realidade (Atos 2.42-47) essencialmente corporativa, comunitária.

Ela é descrita como o corpo de Cristo, a família da fé, o povo de Deus, um rebanho, um edifício e outras figuras que acentuam o seu caráter de comunidade e solidariedade. 

Os propósitos da igreja são basicamente cinco: adoração,  comunhão, edificação, proclamação, serviço (diakonía).

Esses propósitos apontam para três dimensões essenciais da vida da igreja: seu relacionamento com Deus, seus relacionamentos internos e seu relacionamento com o mundo.

A missão da igreja se relaciona principalmente com os dois últimos aspectos: Proclamação e Serviço.

Vemos nesse episodio Atos 6.1-7, uma crise que se tornou solução para um problema quando lideres visionários deram prioridade ao Reino. 

Além disso, essa proclamação não ficará restrita ao aspecto verbal, mas incluirá ações concretas que expressem a amor de Deus pelas pessoas (Tg 2.14-17; 1 Jo 3.16-18).

Aí podem ser incluídas muitas    iniciativas, que vão desde o socorro a necessidades imediatas até a luta por mudanças estruturais que irão produzir maior justiça na sociedade.

Exemplos: Auxílio financeiro a pessoas e instituições, trabalho   voluntário, mobilização para a criação de leis justas, luta pela   ética na vida pública, participação em projetos comuns com outras igrejas e instituições, etc.

Quando a igreja é um obstáculo à igreja se torna um entrave para os interesses do Reino de Deus em várias situações:

Quando está mais preocupada com a sua própria sobrevivência, prestígio e poder; quando não consegue abrir mão de suas peculiaridades a fim de poder dialogar com outras igrejas e grupos; quando não procura “seguir a verdade em amor” (Ef 4.15); quando se retrai do mundo com medo de perder a sua identidade ou quando se identifica com o mundo com medo do escândalo da cruz.

Que nossa igreja possa cada vez mais estar a serviço do Reino!

 

Pr. Gilmar Cândido