A SENSIBILIDADE DO LIDER ESPIRITUAL - I

02/12/2011 06:52
_________________________________________________________________________
 
“Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada  Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo.”

___________________________________________________________________

(Atos 3:1,2)
Multiplica-se  o número de lideres espirituais mundo afora. Líder espiritual é aquela pessoa que representa um grupo religioso, que dirige, ensina, que ora pelas pessoas e até mesmo promove a sua cura.
Estes são reconhecidos como homens de Deus, pois transmitem a imagem de representantes dele.
Pastores, padres, sacerdotes, rabinos, gurus, são títulos mais difundidos para a figura de homens espirituais. Cada um carrega dentro de si, a convicção de que foi chamado para de algum modo fazer alguma coisa pelas pessoas a quem serve em seus ministérios.
 
Infelizmente, neste contexto, vemos muitos sendo servidos do que servindo ao rebanho. Jesus nunca imaginou sua igreja com a figura do líder sendo idolatrado pelos seus fiéis. Muito pelo contrário, idealizou-a de modo que seus líderes e representantes fossem o “modelo para o rebanho, nas palavras, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.” (I Tm 4:12)
O que falta nesta geração de líderes espirituais para que desempenhem suas funções à contento do reino?
Vemos na vida de Pedro e João, dois homens de Deus, também herdeiros do chamado de Cristo para “pastorearem o rebanho de Deus” (I Pd 5:1,2), as características primordiais para que um homem de Deus, verdadeiramente viva o seu chamado com sensibilidade e integridade.
 
Três atitudes que revelam a sensibilidade do líder espiritual, neste artigo abordarei a primeira delas.
Estar atento às necessidades alheias:
Enquanto muitos viam aquele coxo na porta do templo e passavam direto, Pedro e João pararam a fim de dar-lhe atenção. Aquele homem não tinha nada de errado em sua vida, tudo funcionava muito bem, com exceção de que ele era incapaz e precisava de cuidados especiais. Enquanto os demais entravam e saiam do templo, ele precisava ser carregado por alguém.
 
Com relação as áreas de seu corpo, tudo estava perfeitamente bem – era capaz de falar, de ver, ouvir, tocar e até movimentar seus braços e tronco do corpo. No entanto, seus tornozelos não tinham força alguma, e esta era a área  errada de sua vida. Uma área debilitada de nossa vida que seja de suma importância e vitalidade para nos movimentarmos sozinhos afeta a vida inteira de cada um de nós, e precisa ser curada.
 
O líder espiritual que não está atento às necessidades alheias de seu rebanho é alguém dotado de posição, mas não de unção do Espírito de Deus que o capacita a externar compaixão pelas pessoas.
O erro do fariseu e do levita da passagem intitulada o bom samaritano, foi que ao descerem de Jerusalém, vindo do culto, ignoraram a dor e a necessidade de cuidados de homem vítima de assaltantes.
Tanto nesta passagem quanto no caso de Pedro e João, uma coisa é importante: Precisamos reconhecer as limitações alheias. Raríssimos são os profissionais ou pessoas que revelam atenção para com aqueles que estão em condições de necessidade, e isto ocorre principalmente com líderes do povo, que se “assentam em posição de autoridade”.
 
Na maioria das vezes interpretamos nosso discernimento das limitações daqueles que estão ao nosso redor como crítica, fatalidades, conseqüências de seus erros e estilos de vida, que devem ser encarados pelos próprios como resultados de suas próprias semeaduras. Afinal, “quem planta colhe!”.
O líder espiritual vendo e vivendo desta maneira seu ministério, acaba no círculo vicioso de manter uma imagem positiva, de pessoa bem sucedida, de “homem santo”, de “super espiritual” e na sua cegueira, não vê que está sendo impedido de fazer uma avaliação precisa da realidade dos outros, a quem na verdade, foi chamado por Deus a SERVIR.
 
Alguns reconhecimentos do líder espiritual quanto às limitações dos outros:
1)Todo mundo tem uma limitação natural, inclusive você! – Qual é a sua?
 
2)Toda limitação comprometedora, coloca o homem na condição de dependência; na qual ele precisará ser “carregado” , por outros.
 
3)Quem vive na dependência dos outros, se encontra também deficiente de alma, angústia, baixa-autoestima, sentimento de humilhação, emoções conflitantes, e talvez até mesmo de revolta.
Tanto a alma quanto o espírito tornam-se deficientes quando uma deficiência comprometedora entra em nossa vida.
 
4)Deus coloca lideres espirituais na vida das pessoas assentadas às portas para ajudá-las a se firmarem. Você pode ser uma delas.
O líder espiritual é aquele que tendo titulo ou não, não nega a própria imperfeição ao ponto de passar longe de outros coxos porque não tem nem a coragem, nem a compaixão necessária para ajudá-los.
 
Fique atento á pessoas por quem você vai passar hoje e que esteja assentado à porta de algum lugar.
Pode ser um coxo que precisa de você!
 
Pr. Paulo César.