A SENSIBILIDADE DO LIDER ESPIRITUAL - II

03/12/2011 06:26
_________________________________________________________________________
“Estava sendo levado para a porta do tempo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocados todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmolas.”
__________________________________________________________
(Atos 3:2,3)
 
O que você vai fazer na igreja? Porque na verdade está lá? O que você busca quando vai a um lugar de oração? Será que sua freqüência, ida, ou passagem por algum templo religioso é só para se ufanar aos outros dizendo que vai ou foi à igreja? Ou está lá para desempenhar uma função que dê a você algum tipo de status farisaico em sua comunidade?
 
Da macumba, espiritismo, maçonaria, catolicismo às denominações evangélicas, todos temos de Deus um chamado! A maior prova disso é que todos temos um lugar santo, ou sagrado para freqüentar.
 
Infelizmente a maioria dos lideres espirituais vão ao templo mais para cumprir os ritos do ministério que a essência de sua vida cristã. Não são poucos os pastores e sacerdotes que domingo após domingo, apenas se servem do rebanho ao invés de servi-lhes verdadeiramente.
Tornou-se um modismo, a construção de “igrejas” que atraem coxos e mais coxos aos seus altares, a fim de trazer-hes “esmolas”, que somadas constituem verdadeiras fortunas. Se nos aproximamos das pessoas  da mesma forma que o mendigo fez ao ver Pedro e João, “...pediu-lhes esmolas.”, somos  mendigos disfarçados de sacerdotes! – E é isto o que alguns pastores e líderes espirituais tem sido! Vêem as pessoas como oportunidade de tirarem vantagem delas.
 
Lideres inclinados a tirar vantagem dos outros,  preferem se servir delas que servi-las. Usam as pessoas, mas não as amam de verdade.  O mal de muitos púlpitos, é que os mendigos disfarçados detrás deles agarram-se às pessoas e buscam tirar delas o que desejam ou cobiçam, pode ser sexo, dinheiro, ou adoração bajuladora.
 
Pouco interesse têm na verdade pelos problemas do rebanho, exceto naquilo que podem obter delas para o seu próprio proveito. Não foi à toa que Pedro profetizou isto para os últimos dias, dizendo: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vos falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. ... e também movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias...” (2 Pedro 2:1-3)
 
Não somos chamados para gerir grandes instituições religiosas, mas sim para libertar pessoas de suas cadeias físicas e espirituais. “Como Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo  e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os Oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele.” (Atos 10;38)
 
Um líder espiritual verdadeiro reconhece a vocação do seu chamado.
Nossa ida ao templo não pode se limitar á rotina da pregação, oração ou louvor, à semelhança do sacerdote e do levita da passagem do bom samaritano, que voltando do culto, ignorou as dores de um semelhante caído na beira da estrada. Fomos curados por Cristo, para promover a cura de outros.
 
O líder espiritual que vai à igreja apenas para ouvir o grupo de louvor cantar, pregar ou ouvir o pregador falar, está cometendo o mesmo erro do homem coxo quando naquele dia fora carregado para a porta do templo chamada Formosa, em busca de esmolas. Ele foi ao templo buscar a coisa errada.
 
A diferença de um para o outro é que um ficava na porta do lado de fora, o outro do lado de dentro. O coxo, esperava esmolas e não a cura. O líder espiritual que não promove a cura das pessoas, cumpre apenas com ritos religiosos, e não a vocação do seu chamado!
 
Não somos chamados para cumprir ritos, mas a cura das pessoas. “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: Em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.” (Mc 16:15-17)
 
Quando abordados pelo mendigo, Pedro e João disseram: “Não temos prata nem ouro, mas o que temos e te damos: Em nome de Jesus Cristo, levanta-te e anda”. (Atos 3:6)  
A vocação do chamado do Líder Espiritual é revelado no cumprimento de sua missão, quando as pessoas saem de sua presença melhores do que quando chegaram, nisto reside a sensibilidade do líder espiritual.
Identifique hoje, precisamente o que é que você deve fazer quando vai ao templo!
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César