A VERDADEIRA RIQUEZA

24/01/2012 06:35
“Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;  e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio."
_________________________________________
  (Lucas 16 :19 -22)
“Um dia um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar  quanto as pessoas podem ser pobres. Eles passaram um dia e uma noite no  sítio de uma  família muito pobre.  Quando retornaram da viagem o pai perguntou ao filho: - Como foi a viagem?
- Muito boa Papai!.
- Você viu como as pessoas pobres podem ser?, o pai perguntou.
- Sim.
- E o que você aprendeu? -- o pai perguntou , e o filho respondeu:
- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
- Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.
- Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm as estrelas e a lua.
- Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.
Quando o pequeno garoto estava acabando de responder, seu pai ficou estupefato. O filho acrescentou: - Obrigado, pai, por me mostrar o quanto pobres" nós somos!“
 
Esta estória nos ilustra O PARADOXO DA VIDA. - Que tudo o que temos depende da maneira como olhamos para as coisas. Se temos amor, amigos, saúde, bom humor e atitudes positivas para com a vida, temos tudo! Se somos  "pobres de espírito", não temos nada. As vezes a maior pobreza está no fato de possuir somente dinheiro, não obstante o fato de que a riqueza é uma grande responsabilidade. 
 
Até onde vai a responsabilidade do homem frente às riquezas? – O dinheiro alegra o mundo, mas o homem pode ser feliz sem dinheiro, mas não sem Deus.
Jesus ilustra esta verdade no contexto da ilustração citada acima.
 
Não há nada de mal em ser rico. O problema está no mau uso que se faz com as riquezas que se possui. Sabemos que a riqueza alcançada justamente é um dom de Deus, ao passo que aquela que é injusta, torna-se uma maldição para o seu dono.
No entanto, o fato daquele homem ser abençoado por Deus em suas posses, recipiente de tamanha graça, a  humilde presença de um necessitado nunca afetou seu coração. Para ele, pessoas eram menos importante que seus bens.
 
Ele não viu no ato da  necessidade e relutância de um homem pobre, em amanhecer em sua porta a cada dia, nenhuma implicação ou responsabilidade para sua própria vida. - Talvez, nunca tenha lhe passado pela mente, a possibilidade de Deus tê-lo colocado à sua porta, durante tanto tempo para:  “lembrá-lo de que recebia bens em toda a sua vida, ao passo que, Lázaro, somente males...” S.Lucas 16:25
Mas, assim como Lázaro,o rico  também não escolheu quando nascer ou morrer. 
 
E o destino de ambos foi selado num contraste tremendo! O pobre foi para o paraíso, o rico para o inferno, da pobreza para a riqueza e da riqueza para a pobreza. Um dia o homem entenderá o valor da verdadeira riqueza. Entenderá que “No Inferno Rico Sem Deus É pobre, E Que pobre Com Deus, No Céu É Rico!”  
Hoje, que o Senhor te dê o senso da verdadeira riqueza.
 
Pr. Paulo César