AMOR INCONSCIENTE

30/08/2012 07:07

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."

______________________________________________

(Mt 25:34-40)

Utopia. Pode parecer que o amor que Jesus idealizou para os cidadãos do seu reino, seja uma utopia aos olhos do mundo em, que vivemos. Um projeto ideal para uma sociedade sem Deus.
Mas o amor que Ele demonstrou na cruz foi mais do que abstrato, foi absolutamente concreto. Sim, o Senhor Jesus nunca vai cobrar algo que Ele próprio não tenha vivido primeiro. Assim, nunca poderemos dar mais do que Ele próprio nos deu.
 
Amar é um imperativo e uma necessidade neste mundo caído. Relacionamentos familiares estourados só serão restaurados quando o verdadeiro amor fizer parte do ambiente. Sociedades só fluirão para um caminho mais equilibrado quando reconhecerem o amor como ponto de partida.
A pobreza e a miséria de muitos, tem como solução nada mais nada menos do que atitudes de amor e outrocentrismo por parte daquele que possuem e retêm muito em suas mãos. O pecado que habita no coração do homem é um cancer  que só encontra cura no remédio do Reino: O Amor Cristão.
 
No entanto, fomos chamados para revelar este amor transformador. A humanidade nunca verá Jesus novamente antes do dia do seu juízo, a não ser que o veja na pessoa daqueles que um dia se tornaram membros do seu reino.
Algo natural no Reino de Deus é o amor. Uma vez que o próprio criador e soberano Senhor do Reino é o próprio Deus. Pois Deus não tem amor, Ele é o Amor. (I João 4:8)
 
Recebemos o amor de Cristo para sermos reprodutores dele. "Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos do meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome e deste-me de comer;  tive sede e deste de beber; era estrangeiro e hospedaste-me, estava nu e vestiste-me, adoeci e visitaste-me, estive na prisão e foste ver-me."
 
A amor é uma semente que para se multiplicar deve ser dividido. Quanto mais você dá mais ele cresce. Para uma sociedade doente pelo egoísmo nada mais confrontador do que amar. No dia do juízo, estarão pessoas à direita do Cristo, e Ele as chamará para a grande recompensa: Receber o reino que já estava preparado desde a fundação do mundo.
Porque? Com que  direito? Qual o mérito? - O fato de terem amado aqueles que necessitavam de amor.
 
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
 
A grande revelação porém, se dá na indagação dos justos: Quando foi Senhor que demonstramos amor a ti? - Oferecer a vida do Reino de Deus às pessoas pode ser um ato inconsciente. Amar para quem está no Reino de Deus, não é utopia - um sonho imaginário como o ideal, nem um projeto falido.
Para quem está no Reino, é uma cultura natural, quanto é natural comer arroz e feijão na hora do almoço. Para os justos, o Senhor Jesus mostra que não era serviço, trabalho, esforço, mas parte de sua vida.  Deus deseja que o sirvamos servindo as pessoas que estão em torno de nós, motivados pelo amor a Ele.
 
Algumas pessoas servem outras porque almejam receber aplausos, ou obter vantagem política, social ou econômica. Contudo, o Rei deseja que nosso coração esteja tão voltado para o Serviço que o façamos sem nem sequer ter consciência dele. O Amor inconsciente é o melhor amor a ser vivido neste mundo.
 
Quando foi que te amamos, Senhor? Perguntarão os justos. O Rei lhes responderá: "E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meu pequeninos irmãos, a mim o fizestes."
 
Que o Senhor Jesus possa transbordar hoje o teu coração com seu amor!
No amor de Cristo Jesus
 
Pr. Paulo César