ASSUNTO PROFUNDO E DELICADO

25/04/2013 07:04
Ao longo da vida, todos temos que fazer escolhas: Escolhemos amigos, local onde morar, profissão a seguir, alimentos ou bebidas a ingerir, parceiro conjugal,  e até opção sexual.
___________________________________________
Podemos adotar determinados comportamentos e até mesmo optar entre seguir ou não a Cristo.
Seja esta ou aquela, a verdade é que a maioria de nossa decisões mais importantes, nos afetam emocionalmente.
Por causa do pecado, sofremos o risco de errar na escolha.
Geralmente quando isto acontece, conflitos internos acabam gerando doenças emocionais, ou doenças da alma.
 
Só para citar algumas, temos a depressão, culpa, arrependimento, conflitos, inquietações, perturbações, melancolia, anorexia, bulimia, glutonaria, ansiedade, compulsão, insônia... e um sem número de outros distúrbios que estão surgindo, que diretos ou indiretamente ligados às circunstâncias de nossas ações culminam num descontrole que desestabiliza nossa paz e rouba nossa saúde mental.
 
Falar de cura para os conflitos da alma, requer muito mais páginas do que as que propomos aqui.
No entanto, nosso intuito é compartilhar um pouco do remédio divino para levá-lo a refletir sobre a necessidade de buscar a primazia do Reino em sua vida.
A maioria dos problemas da alma humana não se curam com terapias medicamentosas, ou seja, com remédios. Antes, pelo contrário, requer um comportamento preventivo à luz da orientação bíblica.
 
Em alguns casos, se não houver uma cura sobrenatural por parte do Senhor Jesus, só resta ao  doente a intervenção médica. Por isto, o Senhor Jesus disse: “os são não precisam de médicos, mas sim, os doentes”.
 
Não havendo porém, cura, e nem disposição para se tratar, com certeza o doente caminhará para um ciclo de morte. Em contrapartida, conflitos e doenças de origem interna, ou da alma, (diga-se de passagem: originadas de sua mente, vontade, desejos, ou emoções desequilibradas ou erradas), encontram cura por meio da aplicação da palavra de Deus.
 
Como disse um colega: “Nunca vi alguém sofrer com a decisão tomada, por obedecer a palavra de Deus”.
Várias são as fontes produtoras de doenças da alma. Ambiente familiar desajustado, cultura secular, religiões legalistas, práticas e atitudes erradas, temperamento descontrolado; mas o pior deles é o pecado.
 
Assim, a palavra de Deus ao mesmo tempo que propõe tratamento, desafia.
A cura não acontece sem que primeiro o doente reconheça sua necessidade.
Queres ser curado? - só não recebe o bem divino aquele que tem dificuldade de abrir mão dos benefícios que sua doença traz.
Embora não seja fácil, também não é impossível... Quando se crê!
 
Pr. Paulo César