CARACTERÍSTICAS DE QUEM ANDA NA LUZ

21/05/2012 07:27
“Se porém, andarmos na luz, como na luz Ele está, mantemos comunhão uns com os outros, e  o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”
_________________________________________________
( I João  1:7)
Um ditado popular já consagrado diz que: “Me digas com quem tu andas e eu lhe direi quem tu és”.  O fato é que relacionamento entre pessoas traz transferência de caráter, absorção de costumes, influencia de práticas e mudanças de comportamento. Ao cristão não cabe andar com qualquer pessoa, mas pessoas de caráter semelhante, polido pela palavra de Deus. João traz conselhos práticos para que você nunca se afaste da luz. Deus é luz e nele não habita trevas nenhuma. 
 
O vaga-lume  tem luz própria, o homem, porém, precisa da luz de Cristo! Muito dos seus erros e acertos vai depender do referencial que tem como centro de decisões. Nosso coração é um ponto de partida para as decisões que tomamos, daí a advertência bíblica: “Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele, procedem todas decisões da vida”. (Pv 4:23). Nunca devemos estar tão presos  a nós mesmos de modo que façamos escolhas que venha nos levar a caminhos que não gostaríamos de ir.
 
Uma da melhores maneiras de revestirmos nosso coração com sábias decisões é andarmos na presença de um sábio conselheiro. “Jesus Cristo está na luz, por isto, devemos andar na luz que Ele anda, e mantermos comunhão com Ele.”
 
Quem anda na luz tem características próprias como  o vaga-lume tem sua luz própria. Três características quero destacar.
Quem anda na luz de Cristo é guiado pelo seu evangelho. (5) “ora, a mensagem que, a parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma”.
Um coração puro e sincero, cercado de práticas cristalinas leva o crente a gozar das bênçãos de uma comunhão singular com o Senhor. “nele não há treva alguma”.
Em Deus não há qualquer resquício mentira, de dolo, maldade, engano, ou maquinações. João aponta para um coração regenerado pela presença da  luz de Cristo.
A igreja não tem produtos, nem presta serviços para ninguém, ela carrega consigo uma mensagem: “ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e anunciamos.”
Esta mensagem é o evangelho de Jesus Cristo escrito nos corações de quem anda com Ele. Não foi assim com Pedro?
Pedro estava tão impregnado de Cristo, que quando os fariseus o viram pregar com ousadia reconheceram: “que ele havia andado com Jesus” (Atos 4:13).

 

Quem anda na luz de Cristo tem relacionamentos saudáveis. (v.6,7). Não podemos dizer uma coisa e praticar outra.
Não é o que dizemos que conta para Deus, mas o que fazemos, como nos comportamos. A prática da verdade é um principio que Deus nos ensina consoante a vida comum em Cristo.
A cruz traz consigo dois travessões: Um no sentido horizontal e o outro no sentido vertical. O primeiro aponta para um relacionamento com nosso próximo, e o outro aponta para o céu, para cima, demonstrando que também devemos ter um relacionamento com Deus.
Daí procede os dois maiores mandamentos, “amar a Deus de todo o seu coração e ao próximo como a ti mesmo”. Não existe comunhão verdadeira sem relacionamentos saudáveis.
 
E por fim, quem anda na luz, é purificado de seus pecados. (v.7c). “e, o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.
A garça anda neste mundo em charcos de lama e lodo, não obstante, seus pés se sujarem, sua plumagem permanece intacta, limpa, pura e alva como o algodão. A maior satisfação do cristão deve ser a de estar limpo, de saber que diante de Deus sua consciência tem a paz de Deus.
Que pode olhar para cima e não se envergonhar de ver os olhos de Deus olhando para si. Andar na luz é obter a certeza da presença dela sobre nós.
Que neste dia, você possa andar de tal maneira que a luz de Cristo não somente esteja sobre você, mas seja vista por aqueles que estão nas trevas, “pois mantemos comunhão uns com os outros.”
 
Tenha um bom dia!
Pr.Paulo César