COMUNISMO CRISTÃO ABENÇOADO

16/03/2012 06:58
“Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, e os repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um.”
_________________________________
(Atos 2:44,45)
Com o advento do pecado tornou-se inevitável a miséria humana. Nosso mundo é atingido por catástrofes, fomes, pestes e muitos outros males, sem falar na ação maligna de Satanás que insiste em assolar a humanidade.  Diariamente milhares de crianças morrem desnecessariamente em todo o mundo, atingidos pela fome e  doenças infantis que poderiam ser evitadas.
Por estimativa podemos inferir que mais de um bilhão de pessoas vive em estado de extrema pobreza e miséria, passando necessidade das coisas mais básicas, como alimento, roupa, casa, educação e serviço médico. Em contrapartida, uma minoria privilegiada vive com uma fortuna imensurável de recursos que mesmo que vivessem mil anos, jamais poderiam gastá-los.
 
Quem neste mundo, pode mudar este contexto? – O estado? A prefeitura? As indústrias de grande porte? Os sábios desta época? – Não!!!  Esta responsabilidade Deus legou à igreja.
Ela é a chave para a solução dos problemas sócio-morais que nossa sociedade global enfrenta. Paulo escreve aos Efésios: “Agora, a multiforme sabedoria de Deus seja manifestada, por meio da IGREJA, aos principados e poderios nas regiões celestiais.” (Ef. 3:10). Você faz parte da igreja de Cristo? Então você tem esta responsabilidade!
 
Ajudar os pobres e os oprimidos em suas necessidades é algo que a igreja  e somente ela pode fazer com perfeição.
Houve um período em sua historia que ela fez isto: “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, e os repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um.” (Atos 2:44,45)
 
Karl Max idealizou o comunismo na Rússia e fracassou. Com todo o projeto, planejamento e capacidade técnica em fazê-lo, não conseguiu. Houve corrupção, imoralidade, injustiças e discriminação na prática deste ideal. No entanto, a igreja em seus primeiros momentos atingiu o ápice da justiça social em seu tempo.
Por quê?  Por que Deus abençoava o seu povo e na medida em que recebiam também davam. “Vendiam suas propriedades e bens, e os repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um.”
 
Não é responsabilidade dos governos ou instituições filantrópicas do mundo o externar a bênção da provisão para aqueles que estão na penúria e no sofrimento, muito embora seja uma iniciativa louvável por parte deles. Mas principalmente da igreja! “Vendiam suas propriedades e bens”. O levantamento de recursos era feito por meio do desprendimento daquilo que vai ficar. “Propriedades e bens”, foi este o desafio de Jesus para o jovem rico (Mc 10:17-22). 
 
Se não podemos levar uma agulha daqui para o novo mundo que Deus criou para os seus, porque nos apegarmos tanto a estas coisas? - Foi a ação generosa e liberal desta igreja movida pelo Espírito Santo de Deus que promoveu um comunismo social capaz de equalizar o problema da fome, nudez e moradia no inicio da caminhada cristã. “e os repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um.”
 
Deus tem abençoado seu povo nestes dias, e fará muito mais por ele, afim de que esta obra maravilhosa de provisão para os pobres e menos favorecidos seja suprida, e apela a mim, a você, e toda a sua igreja espalhada sobre a face da terra: “Dê-lhe generosamente (ao pobre), e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer.” (Dt. 15:10).
Quer ser abençoado ainda mais por Deus, abençoe alguém hoje, generosamente e sem relutância no seu coração.
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César

Crie um site grátis Webnode