CONQUISTANDO A VITÓRIA PELA FÉ - I

20/10/2011 07:08

_______________________________________________________________________________________________

 “25  Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia 26  e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, 27  tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. 28  Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. 29  E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. 30  Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder,  virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? 31 Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? 32  Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. 33  Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. 34  E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”

_____________________________________________________

( Evangelho de Marcos 5: 25-34 )

Esta mulher é um tremendo exemplo de alguém que conquistou uma vitória pela fé.
Sabemos que Deus pode fazer todas as coisas, não obstante o fato do seu poder estar à disposição de todos aqueles que confiam nele, é importante lembrar que nem todo mundo desfruta dos benefícios de sua graça.
Alguém disse: Não existe vitória sem luta. É verdade. Somente no dicionário encontramos sucesso antes de trabalho.
Algumas coisas conquistamos pelo esforço próprio. Outras por causa da cooperação de uns para com os outros.
 
Algumas outras, pelo fato de estarmos no lugar certo, na hora certa, e no momento certo. (Mulher Encurvada ) e em alguns casos especiais, quando o Senhor nos chama para nos abençoar(Abraão), outros porque nos impelimos a buscá-lo com intensidade apesar das limitações (Bartimeu).
Porém, nem sempre... conquistamos tudo aquilo que queremos ou precisamos. No entanto, vale lembrar que tem coisas que somente com uma fé genuína nos poderemos alcançar.
 
É o caso desta mulher.  A bíblia não cita seu nome, mas gostaria de batizá-la neste momento de Vitória. Ela tinha algo muito especial que vem ao seu encontro nesta noite. Todos temos uma história, a dela revela que quando o homem quer chegar ao fim de um problema não existe obstáculos.
12 anos acometida de uma menstruarão que não cessava. “havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia”,
Havia tentado de tudo, vários médicos, remédios, ... e no entanto, “ia de mal a pior”
 
Ela tinha uma meta de vida! – Meta, é um objetivo a ser alcançado.
12 anos lutando, vendeu tudo o que tinha, correu atrás de cada esperança que aparecia, ... mas não entregou os pontos. Não desistiu de sua meta.
Tem pessoas que diante de determinadas situações desistem, outras acomodam, já outras, nunca param de buscar soluções.
 
Quero te dar um motivo para você não desistir de suas metas. – Jesus Cristo morreu por você, mas não desistiu!
Se você está com algo impossível para resolver creio que veio no lugar certo. Aqui pregamos sobre fé. A bíblia nos encoraja  a fortalecer nossa fé em todo o tempo. Você pode fazê-la “por meio de suplicas, orações e ações de graças” (Fil. 4:6)
 
Fé é mudar a cor da circunstancia que você está vivendo.
Toquinho, cantor popular Brasileiro, em uma de suas canções: “Aquarela”
diz que o “Futuro é uma espaçonave que não sabemos pilotar, ora ele nos convida a rir, ora ele nos convida a chorar.”
É uma realidade que não podemos controlar o nosso futuro e nem consertar o passado. “Mas você pode escolher o que fazer no presente e determinar o seu futuro.”
Hoje é o futuro de ontem. Suas escolhas te levam a algum lugar, e são elas que te trouxeram aqui hoje!
Assim como na ilustração a água revelou a natureza dos elementos, o sofrimento desta mulher nos ensina que as adversidades não melhoram ninguém, apenas revelam o quanto nos cremos. Ou seja, o quanto de fé existe em nós.
 
Os resultados que ansiamos alcançar precisam de uma dose de fé com qualidade especial.
Você não pode apenas acreditar, é preciso agir com fé de que o impossível é fato consumado para Deus. Fé é um dom de Deus, todos temos um pouco dela em nós. (Rm 12:3)
 
Ilustração:
Todos temos uma fé dentro de nós é verdade. Minha esposa comprou na ultima feira uma garrafa para café. Testou-a com água quente, mas não passou do primeiro café para percebermos que ela não conservava o café quente dentro dela.
Existem muitas garrafas de cafés, mas a melhor delas é aquela que conserva o café quente dentro dela.
Garrafa de café que deixa o café esfriar, não retendo calor, não serve nem para enfeitar a mesa.
O crente cuja fé não mantém seu coração aceso, só serve para decorar a igreja.
O livro de Provérbios nos diz que: “Se te mostrares frouxo no dia da angustia, sua força será pequena” (Pv 24:10) de que adianta você dizer que tem fé, e não ver resultados em sua vida.
 
O problema desta mulher era uma enfermidade de 12 anos... qual é a sua?
Quanto tempo tem?
Quantas e quais as tentativas que você fez para resolvê-las?
Se não teve, com certeza... um dia terá que enfrentar algum tipo, assim diante deste contexto, resta-nos andar preparado para exercer  nossa fé de modo que por meio dela tenhamos vitórias sobre os problemas, adversidades ou circunstancias.
 
De que modo podemos por meio da fé alcançar vitória na vida Cristã?
 
I)- VIVENDO UMA VIDA DESPRENDIDA.(V.26)
Tudo aquilo que prende você limita o seu crescimento.
“E muito padecera nas mãos de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar...”
 
II)- APRENDENDO A OUVIR.(V. 27 A)
O que você ouve agora, determinará suas decisões futuras.
tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. 28  Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada.” (v.27,28)
Saber ouvir pressupõe sabedoria: O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.” (Pv 12:15)
Esta mulher não conhecia Jesus, mas ouviu falar dele. Cuidado com o que você ouve. A maioria das decisões que tomamos vem depois que ouvimos algumas coisas. 
Havia uma multidão atrás de Jesus. Todos estavam escutando suas pregações, vendo os seus milagres, não obstante, somente esta mulher tocou no poder da sua graça.
Temos cursos para muitas coisas, mas precisamos mesmo de um curso que nos ensine a ouvir. Ouvir é mais que escutar.  “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tg 1:19)
Maria, irmã de Marta, é famosa porque quando recebeu Jesus em sua casa, assentou-se aos seus pés, “para ouvir-lhe os seus ensinamentos”. (Lc 10:39)
 
Vejo algumas coisas em comum hoje, com relação ao momento em que Vitória foi até Jesus.
1)- A multidão que o seguia;  Hoje não é diferente... olha quantos somos.
2)- A Presença de Jesus; Ele disse: “Onde dois ou três estiverem em meu nome... estarei no meio deles. – Ele está aqui hoje.”
3)- Havia muitos enfermos ali; Aqui temos pessoas enfermas, problemas...
4)- Muitas gente tocava em Jesus; paralelamente, hoje muitos vêem aqui para tocar em Cristo, por meio das orações, do louvor, da presença no templo...
5)- Somente uma pessoa experimentou do seu poder. Embora disponível para todos, somente ela recebeu do seu poder.
Tiago, diz que não devemos ser apenas “Ouvintes da palavra, mas operosos praticantes (cumprir) dela” (Tg 1:22)
 
ILUSTRAÇÃO:
Hospital HU, Montes Claros, “Tinha uma senhora acompanhando sua filha no hospital, cheguei lá, ela já estava há doze dias esperando uma vaga no cti infantil para a filha... dormindo numa poltrona. 
O médico dizia para ela que a qualquer hora sairia a vaga. Eu e minha esposa a convidamos para ir dormir na casa de minha sogra, afim de descansar melhor, dormir melhor... ela não aceitou. Disse-nos: Não posso, a qualquer hora pode sair a vaga para o parto de minha filha, e eu preciso estar do lado dela na hora.”
– ela tinha uma meta e pagou o preço. Ficou junto da filha até o dia em que esta foi chamada.
Assim, o que você ouve determina suas crenças e práticas.
Que o Senhor Te abençoe ricamente pela Fé.
 
Pr. Paulo César

Continua...