CONQUISTANDO A VITÓRIA PELA FÉ - II

21/10/2011 06:35

_______________________________________________________________________________________________

 “25  Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia 26  e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, 27  tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. 28  Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. 29  E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. 30  Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder,  virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? 31 Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? 32  Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. 33  Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. 34  E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”
_______________________________________________

( Evangelho de Marcos, 5: 25-34)

No artigo anterior, meditamos sobre esta mulher  de fé. 
Sabemos que Deus pode fazer todas as coisas, não obstante o fato do seu poder estar à disposição de todos aqueles que confiam nele, é importante lembrar que nem todo mundo desfruta dos benefícios de sua graça.
Algumas coisas conquistamos pelo esforço próprio. Outras por causa da cooperação de uns para com os outros. Porém, 
MINHAS ATITUDES PRECISAM IR AO ENCONTRO DAS MINHAS METAS. (V.27 B)
O que você faz gera eventos positivos ou negativos em sua vida.
 “vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste.”
Fé é também perseverar diante dos obstáculos.
Vitoria estava numa situação que ela não queria se expor. Era considerada imunda, impura. Nos dias férteis as mulheres não podiam se aproximar de ninguém, pela lei era considerada imunda.
 
Ela venceu a dicotomia de obedecer ou não a lei.
Venceu o medo interno, venceu a barreira da multidão. Não a amaldiçoou, não reclamou, nem murmurou... apenas seguiu em frente “entre a multidão”.
 
Tem gente que não serve a Deus, por causa de uma multidão ...de coisas:
Status, conforto, dinheiro, local de trabalho, família e familiares, vícios, prostituição, religiosidade, namorado(a), e ... o pior deles: pecado!
 
Um dos maiores obstáculos para a fé ser um poder na vida de muitos crentes, é a falta de consagração pessoal.
 
O envolvimento com o pecado mata a vida espiritual da pessoa.
A maioria associa o pecado apenas com a prostituição, adultério e roubo. Mas um dos maiores pecados na vida do homem tem a ver com o mau uso da língua. “Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 8 “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero” (Tg 4:9,8)
 
Gente que cansa de ouvir a palavra de Deus e não se deixa tocar por ela. (I Tm 3:6)
Gente que só sabe falar mal dos outros. (Tg 4:11)
Gente que se reúne para tramar planos iníquos. Cria uma roda só para escarnecer da palavra de Deus e daqueles que vivem-na.(PV)
 
Não percebem que enquanto passam a vida criticando os outros estão lançando os alicerces e as sementes de suas próprias derrotas.
 
Jesus disse: “Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.” (Mt 7:2)
Pois julgamos os outros a partir daquilo que acreditamos que elas fazem.
O ponto de partida não são elas, mas nós mesmos.
 
Conseqüência: Morte! - E a vida destes só vai piorando, morrendo, se entregando aos vícios... e Satanás vai sugando... matando ele aos poucos e ele é o único que não vê.
 
Você precisa vencer todo e qualquer obstáculo para servir a Jesus.
Tudo aquilo que você não vence, vence você!
 
Este é um dos grandes motivos porque pessoas entram dentro da igreja e saem vazios.
Nos bastidores de sua vida, não há fruto algum, não há progresso... só atraso.
 
É muito perigoso para o homem “Caluniar, amaldiçoar, mentir, denegrir” outro homem.  A bíblia diz que “Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós.” (Lc 10:5,6)
 
O contrário também é válido. Imagine que você amaldiçoe alguém cuja vida de santidade é maior que a sua. “Ao entrar numa casa diga para as pessoas que estão dentro dela: Que a desgraça e a miséria sejam com vocês. Se houver naquela casa um filho de maldição, ela repousará sobre a pessoa, senão, ela voltará para você.”
 
Certo ditado diz: “Quem anda descalço cuide para que não semeie espinhos.”
Temos pessoas aqui pagando caro em vida, porque amaldiçoa os filhos de Deus, a igreja de Deus.
 
Foi Deus quem escolheu. Não sou seu irmão porque te escolhi, foi porque Deus quis assim.
 
Quando Deus escolhe alguém repousa sobre ele a cobertura espiritual de dele. Olha o que ele disse a Abrãao: “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2  de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3  Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12:1-3)
 
Vitória venceu a barreira da liberdade material, da multidão. Você também pode vencer.
A verdadeira fé não encontra obstáculos, ela vai ao encontro de suas metas.
Assim, vejo em Vitoria, três atitudes que colaboraram para que ela recebesse uma bênção do Senhor.
 
Primeira: Sua Iniciativa; “vindo por trás dele...”
O que muda a historia de sua vida, é o que você decide e faz em seguida.
É muito importante para nossa felicidade as atitudes que temos em relação ao que ocorre conosco na vida. Isto porque o que conta não é exatamente o que acontece, mas sim, o modo como respondemos ao que nos acontece.
 
A resposta desta mulher foi revelada pela sua iniciativa de ir até a fonte de cura.
 
Lembro-me de um moço alcoólatra que nos procurou pedindo ajuda, conseguimos conduzi-lo para um centro de recuperação para alcoólicos. Ele ficou ali menos de uma semana, pois vindo a crise de abstinência, fugiu do recinto  a  fim de saciar seu desejo de beber novamente.
Querer nem sempre é poder. Ele queria ser curado de seu vício. Sabia que estava morrendo, que sua família estava sofrendo... mas na oportunidade de ser tratado, dispensou porque não conseguiu se fortalecer para superar as crises. Assim, no dia da angústia (desejo), foi fraco. (Pv 24:10)
 
Não existem atalhos para a fé. Quem quiser experimentar os seus resultados devem dar demonstrações de que ela está presente em sua vida a cada momento que é tentado a voltar atrás.
 
Quem experimenta uma grande vitória em sua vida, não importa qual seja o desafio ou área, experimentou primeiro pequenos fragmentos dela ao longo da caminhada.
 
Os grandes resultados são o conjunto de pequenas realizações.
Esta mulher, cada vez que ouvia falar de algum médico, “vendia o que possuía” para se consultar com ele. Seu foco era a cura. Qual é o seu foco hoje? Agora?
 
Segunda:  Sua Convicção; “Porque dizia:”
Com relação a fé, Jesus disse que “Se disseres a este monte, sai daqui e vai para acolá e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará o que disse, então será assim para com ele” (Mc 11:23)
Vitoria declarou sua vitoria. Ela dizia para si mesma que era possível.
Você não pode limitar suas convicções com palavras do tipo: Será?, Não sei? Talvez? , não tenho condições? Um dia quem sabe? Para mim, nada dá certo?
Assim como a água, a fé encontra obstáculos.
A diferença é que a água sempre percorre o caminho mais fácil, a fé não. Ela procura superar, transpor os obstáculos. Quais são os maiores obstáculos que a fé encontra? São eles: A incerteza, o medo e a dúvida. Por isto Jesus disse que quem declara uma convicção não pode “duvidar em seu coração, mas crer que se fará o que disse”.
 
Terceira:  Seu Propósito; “... Se eu apenas lhe tocar as vestes”
Vitória não tinha pedido ao Senhor para ser curada.  Ela apenas determinara em seu coração um propósito que a levaria a cura.
Outras pessoas já estavam lá tocando em suas vestes sem obterem nenhuma resposta, ela não.
Ao estabelecer o propósito de “tocar nas vestes”, ela estava medindo a dificuldade que teria que enfrentar para experimentar o resultado de sua cura. Aliás, havia uma enorme multidão ao redor do Senhor Jesus, que precisava ser vencida.
As pessoas de um modo geral reclamam daquilo que não têm  e que gostariam de ter, ou daquilo que um dia tiveram e perderam, e no entanto, não se mostram convictas ou dispostas a pagarem o preço por alcançá-las ou resgatá-las.
No reino de Deus, não podemos obter dele aquilo que não acreditamos ser possível acontecer.
 
Doente como estava, para que se esforçar atravessando uma multidão que disputava cada centímetro quadrado à cotoveladas para ficar perto do Senhor Jesus, se não acreditasse que ao chegar lá e tocá-lo algo sobrenatural iria acontecer?
 
Porque orar, ir à igreja, ler a bíblia se você não crê que Deus é “o mesmo ontem, hoje e eternamente” ?
– Será pura futilidade orar, freqüentar igreja, ouvir sermões ou ler acuradamente a bíblia se não crer que Deus seja capaz de responder. Deus quer fazer algo sobrenatural em sua vida hoje!. Portanto, creia!
Que Ele abençoe ricamente seu coração e sua fé.
 
Pr. Paulo César