COOPERAR PARA CRESCER

02/07/2012 00:00
“Então, se ajuntaram e subiram cinco reis dos amorreus, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom, eles e todas as suas tropas; e se acamparam junto a Gibeão e pelejaram contra ela.”
________________________________________________________
(Josué 10:15)
Deus jamais idealizou o fracasso para aqueles que depositam sua confiança nEle. Apesar do fracasso e sucesso serem antagônicos, eles nos habitam. A diferença entre um e outro é a postura que você adquire frente às situações que desafiam você a superá-las. Cumpre ao cristão buscar sempre a iniciativa de conquistar vitórias em seu dia-a-dia. Não obstante, erros, falhas, perdas e derrotas, vez ou outra farão parte de sua vida, porém, não significa com isto que a batalha de sua vida cristã está definitivamente perdida.
 
Você faz parte da igreja de Cristo. Deus não somente a ampara, como também batalha em prol de sua defesa. Um com Deus é maioria. O texto acima nos apresenta a coalizão de cinco reis que se juntaram para batalhar contra Josué, servo de Deus, e foram derrotados. “Então, se ajuntaram e subiram cinco reis dos amorreus.”
O povo de Deus sempre teve inimigos ao longo de sua trajetória à terra prometida. Não poucos inimigos tentaram subjugá-lo, matá-lo, ou erradicá-lo da face da terra. Satanás ainda continua nos dias de hoje tentando destruir a igreja, ou cercá-la de modo a sufocá-la para que não atinja a terra prometida por Deus.
 
Há algo curioso neste texto, que gostaria de destacar a favor da igreja de Cristo. Embora seja um exemplo praticado pelo inimigo, devemos aprender a lição e não subestimar o principio por trás dele. Estes cinco reis inimigos do povo de Deus se uniram para atingir um objetivo. Cooperar para crescer é um principio de resultados.
 
Vemos no mundo esportivo, equipes e mais equipes de futebol, lutando para se posicionar. No mundo empresarial e corporativo, vemos as empresas e profissionais fazendo o mesmo para atingir uma fatia maior do mercado.
 
Esforços empreendedores como junções de empresas antes concorrentes entre si, ou intercambio de equipes de profissionais são feitas para se atingirem objetivos que antes só serviam para promover competições.
 
Assim, resultados que antes nunca foram alcançados se tornam possíveis por causa da força da união, voltada para um propósito comum. O ditado popularmente consagrado, “quando não se pode com o inimigo una-se a ele” era desconhecido destes reis. Para eles o ditado era outro: “Quando o  inimigo é maior ou mais forte que você, fortaleça-se”, e foi o que fizeram com a mutualidade da cooperação.
 
A igreja de Jesus precisa aprender a trabalhar em cooperação. Fazer parte de um reino, e trabalhar isoladamente não é um principio que estabelece um crescimento natural e saudável. Segundo o Senhor Jesus o próprio Satanás, não trabalha “dividido”.
“Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;
se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.
Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas perece.” (Mt 3:24-26)
 
O resultado a ser alcançado deve ser comum a todos. De nada adianta ter uma mega igreja ou igreja grande demais e centenas de outras capengando para ficarem de pé.
Num time de futebol, apenas o artilheiro do time não é capaz de levar o time à vitoria, se não tiver uma equipe junto a ele.
 
Cooperar para crescer é um principio. Crescimento é um resultado do espírito de cooperação motivado pelo propósito de cumprir a grande comissão. Trabalhar isoladamente é uma atitude egoísta, mesquinha e míope da missão de Jesus.
Não seja cego à realidade da causa. Se você faz parte de uma igreja cristã motivada a promover o crescimento do reino de Deus, comece hoje a cooperar com os militantes desta causa comum à sua, já será um bom começo e com certeza o ponto de partida para alcançarmos mais um ponto nesta batalha.
 
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César