CUIDADOS COM O CORAÇÃO EM TEMPOS DE PROSPERIDADE

26/12/2011 06:39

______________________________________________________________________________________________

"Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão."  

________________________________________

(Dt. 8:12,13)

"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."(Tg 1:17)

Deus tem grandes bençãos para seus filhos.

Ao entrarem na terra prometida, o Senhor orientou o povo com relação às maravilhas que teriam lá.
Boas casas, água em abundância, terra fértil e fartura de pão. Tudo isto mediante a obediencia à sua aliança. Não obstante, deveriam ter cuidado para não se envolverem com os deuses da terra, os costumes corruptíveis dos povos  e suas práticas.
 
E foi exatamente o que Deus mais temia, que aconteceu com o povo de Deus na terra prometida. Mas, também Deus advertiu com relação aos cuidados que deveriam ter com o coração em tempos de prosperidade.
Temos uma tendência muito grande de lembrar de Deus, em tempos de crises e esquecê-lo nos momentos de fartura e bonança.
 
A vigilância cristã se opera em todo os momentos. Nada deve nos afastar o pensamento de que Deus é Deus em todos os momentos, principalmente porque ambos: A adversidade e a prosperidade vem dele.  
"No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele." (Ec. 7:14)
Fartura de pão, bens pessoais, o conforto das roupas, a saúde do corpo, carro novo, casa confortável, embora sejam coisas boas em si mesmas, jamais poderão substituir a segurança que encontramos no Senhor Jesus.
 
A adversidade prova o coração do homem, induzindo-o à tentação de roubar, seduzir, ou corromper-se, sujeitando-se à propina, imoralidade, ou submissão às ofertas de Satanás, afinal o jovem denominado filho pródigo, em circunstâncias assim "desejou comer das lavagens que os porcos comiam". (Lc 15), em contraste a esta realidade vemos que não somente a adversidade quanto a prosperidade no outro extremo tendem a provar o coração do homem.
 
O ditado popular diz-nos: "Quer conhecer o que é o homem, dei-lhe poder por um dia!", e é verdade. Sem exceção, crentes ou não crentes, têm sido vitimas da corrupção em postos de trabalho, negócios e oportunidades onde o caráter é testado a refletir com integridade; porque "o coração se eleva".  Lucífer caiu por causa do orgulho em seu coração, e este sentimento que transformou anjos em demônios.
 
Quando o homem torna-se orgulhoso, prepotente, em seu coração ele se vê também auto suficiente, e descarta Deus de sua vida. Devemos ter muito cuidado quando trilharmos ambos os caminhos, da adversidade quanto da prosperidade, mas muito mais cuidados precisaremos quando estivermos trilhando o segundo, o caminho da prosperidade.
 
Assim, sejamos gratos a Deus todos os dias me qualquer circunstância, crendo que Ele está no controle da nossa vida. Para tanto, uma vida de contentamento é necessária. O apóstolo Paulo disse: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fp. 4:13), Porém, antes de dizer esta frase ele disse: "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade." (Filip. 4:11,12)
 
Que esta possa ser sua convicção em tempos de adversidade, mas também em tempos de fartura!
 
Que o Senhor te abençoe ricamente!
 
Pr. Paulo César