DE VOLTA A BETEL

10/11/2011 06:46
_______________________________________________________________________________________________
"Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro. Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do SENHOR."
_______________________________________________________________
(Gênesis 13:1-4)
Questionaram-me se verdadeiramente devemos corrigir todos os erros do nosso passado?
Quero entender com vocês o relato do livro de Gênesis 13: 1 – 4.
No contexto imediatamente anterior, Abrão sai de Betel e sem consultar a Deus e guiado apenas pela circunstância (fome em Canaã e  fartura de água no Egito).
A experiência do Egito foi um horror para Abrão (leia o meu texto: Aprenda com o tempo, neste site).
Sendo o primeiro homem a ser deportado de uma nação (Gênesis 12: 20), Abrão retorna pelo caminho que trilhou até o lugar onde estivera antes da sua desobediência, entre Betel e Aí (Gênesis 13: 3).
O texto bíblico sugere em Gênesis 13: 4 que Abrão não só retorna fisicamente pela estrada até Betel, mas, que reconhecendo o seu erro para com Deus, volta ao ponto no seu relacionamento, onde estivera a viver em obediência com Ele.
No local físico onde antes vivenciara o relacionamento correto com Deus, Abrão refaz o seu altar de comunhão com Ele e muda a sua forma de efetuar escolhas (Gênesis 13: 7 – 9).
Abrão só continua suas jornadas com Deus após consertar o seu “Altar” e “Invocar” ali o nome do Senhor.
Que coisas, fez Abrão, ao reconstruir o altar e invocar o nome do Senhor?
Será que reconheceu o erro de ter descido ao Egito? Certamente!
Será que se desculpou por não haver confiado no cuidado e provisão divina? É claro que sim!
Será que distinguiu seu erro para com Sarai, sua mulher? Obviamente!
Em uma época em que especialmente os cristãos insistem em querer reconstruir suas vidas sem corrigir os erros do passado, o relato bíblico nos faz repensar nos passos que temos dado em nossa caminhada.
Será por acaso que Jesus confronta o apostolo Pedro no mesmo local do seu chamado e obediência inicial (João 21: 1 – 19)?
Será sem pretensão que no último livro das Escrituras Sagradas, Deus deixou registrado novamente, este mesmo principio (Apocalipse 2: 5)?
De volta a Betel, Abrão nos mostra que é este o caminho desejado por Deus para as nossas vidas: consertar antes de prosseguir!
Em Cristo, em quem encontramos forças para poder recomeçar!
 
Pr. Eziquiel Bispo