DEUS E OS JOVENS

20/08/2012 06:55

"Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. "

_______________________________________________________

(I João 2:13)

            Que papel Deus tem para os jovens desempenharem em sua obra?
            Será que a visão bíblica é só de envolvê-los com músicas e eventos até que chegue o momento de assumirem responsabilidades maiores com a obra de Deus?
            Uma pequena sinopse nos mostrará que dentre os principais servos de Deus em toda a bíblia, os jovens foram grandemente usados por Deus com testemunhos marcantes de caráter, submissão, fé, coragem, fidelidade, santidade e piedade.
            O Salvador era um jovem.
 
ISAQUE – submisso ao seu pai Abraão soube esperar pela moça com a qual haveria de se casar. Como marido piedoso orou vinte anos para que sua esposa concebesse.
 
JOSÉ – mesmo depois de tantos desajustes no relacionamento com os irmãos veio a entender que a providência de Deus tornou todo mal em bem. Perdoou seus irmãos. Mesmo sofrendo muitas injustiças nunca se queixou. Deus lhe deu dons raros que o levaram ao mais alto posto do reino egípcio abaixo de Faraó. Ele foi um instrumento de Deus para salvar seu povo da fome.
 
JOSUÉ – convicto da fidelidade do Senhor nunca duvidou de Sua palavra. Remanescente de uma geração incrédula conquistou a terra prometida por não duvidar do Senhor. Sua casa era consagrada ao Senhor.
 
SAMUEL – nos dias em que a palavra do Senhor era rara, Samuel foi escolhido para ser o profeta de Deus que pregaria a sua palavra e levaria ao trono o escolhido de Deus, o maior de todos os reis de Israel.
 
DAVI – o ungido de Deus que enfrentou os inimigos de Israel em nome do Senhor dos Exércitos. Seu amor pelo Senhor está explícito nos salmos que escreveu. Amava a Deus mais do que ao trono ou qualquer glória terrena. Tornou-se no homem segundo o coração de Deus.
 
JEREMIAS – escolhido para ser profeta das nações. Viveu um tempo de frieza espiritual, sofreu com a miséria espiritual que Israel vivia, mas não se deixou levar por falsas revelações.
 
DANIEL – seu coração se mostrou forte no propósito de não se contaminar. Mesmo longe dos seus, em um lugar distante, testemunhou sua fé com uma vida piedosa e santa. Os babilônicos se referiam ao Senhor como “o Deus de Daniel”.
 
ESTER – a providência de Deus sobre a sua vida livrou o povo de Deus do extermínio.
 
            Desejamos aos nossos jovens que atendam ao chamado de Cristo para negarem a si mesmos, indo contra as pressões do mundo vivendo para a glória de Deus.
Comemorando o dia do jovem batista gostaria parabenizá-los e de encorajá-los em sua comunhão com Deus.
Vivam um compromisso intenso com Deus enquanto jovens e assim será por todo o restante de suas vidas.
 
Pr. Wagner Saraiva