DEUS TE PREPARA PARA ENFRENTAR O FUTURO

09/08/2012 07:23
"Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?"
_________________________________________________________
(Jer. 12:5)
Temos a tendência de nos acomodar a tudo. Nos acostumamos com a pobreza, com a fome, com o salário mínimo, com o piso pobre, com a roupa remendada, o sapato  furado, a meia rasgada, com a paz aparente, com o presente momento, sem olhar para  o futuro.
 
O futuro será amanhã um outro dia tão igual ao dia de hoje, se você não fizer nada hoje de diferente para o amanhã. Muitos querem e desejam avidamente viver uma vida de sucesso, alegria, paz, conforto e tranqüilidade amanhã, à semelhança de uma aposentadoria vitalícia que os acompanhe até o dia da morte. O que não é ruim. Porém, planejamos o futuro por meio das  atitudes do presente.
 
Deus nos prepara para o futuro. O Seu futuro será melhor, se tiver uma bussola para guiá-lo.
A diferença entre um homem que desfruta de uma paz generalizada e um outro que só luta para se desvencilhar dos problemas está na postura com que olhou em todo o tempo as circunstancias e os desafios que vieram sobre ele ao longo de sua vida.
 
"Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?"
 
Todos os dias os desafios são renovados. correr com quem vai à pé, ou com aqueles que correm com cavalos requer de todo jeito um preparo. O futuro nada mais é do que um novo desafio que surgirá exigindo de você um esforço maior para sair do lugar que está e partir para uma nova realidade.
Ninguém passa num vestibular se não estudar com afinco.
Ninguém permanece num bom emprego se não for competente o suficiente para mantê-lo.
Ninguém vence metas pessoais, se não estiver disposto a alcançar novos patamares,
 
A vida é dinâmica. Grandes transformações e circunstancias se renovam todos os dias. Não conhecemos o futuro, mas podemos nos preparar para melhor encará-lo. Deus nos prepara para enfrentá-lo. Como?
 
Conscientes de que a conformação é um mal. "Se te fatigas correndo com homens que vão a pé" - A acomodação nos leva a permanecer do jeito que estamos. A acreditar que tudo está muito bom, e não precisa melhorar. Ela nos faz acreditar que o bom é ótimo. Na verdade o bom é a média. E viver na mediocridade é o suficiente para muita gente acomodada.
 
Assim, ministérios, empresas, profissionais, pessoas talentosas vão vivendo sem muita expectativa da vida, afinal de contas tudo está muito bem. "vivem numa confiado numa terra de paz". Quem vive confiado na tranqüilidade e indiferença quanto ao que espera-o no futuro, sofrerá naturalmente com as "enchentes do Jordão".
 
Pessoas conformadas não se renovam, não se movimentam, não estudam, não buscam novas estratégias, não se esforçam ... e permanecem paradas e tudo o que fica parado morre.  Se cansam ao tentar acompanhar aqueles que estão à pé. Você precisa ir além, andar um pouco mais, ler mais, investir mais em você e no reino de Deus, você precisa estar preparado.
 
Conscientes de que a vida é uma competição. "Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos?" - Competimos com os outros, competimos conosco também. Até a tartaruga precisa esticar o pescoço para avançar.  Jeremias fala para você correr, porque os cavalos vem aí.
 
Tudo muda e exige novos comportamentos diante dessas mudanças. A competição é o combustível para que isto ocorra. A máquina de escrever mudou de forma, mas também de potencial,  capacidade e abrangência. A carroça evolui para os veículos, a fita cassete para o Pen-Drive, o telefone fixo para o móvel. A vida é uma competição, que impõe a necessidade de superação.
Como podemos competir com aqueles que estão em melhores condições e recursos  que nós?
 
Como competir com aqueles que não andam à pé, mas com cavalos?
Primeiro - Não viva acomodado, movimente-se. Movimento gera crescimento. A maior igreja do mundo é a do Senhor Jesus, e a bíblia diz que Ele "ia de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando o evangelho do reino de Deus." (Lc 8:1)
 
Segundo - Invista em seu crescimento pessoal - "Se o machado estiver embotado, e não se lhe afia o corte, será preciso redobrar a força, mas a sabedoria resolve com bom êxito" (Ec. 10:10)
Se você está fazendo algo hoje do mesmo jeito que ontem e não obteve resultados, com certeza continuará perdendo tempo. Pare, e invista numa nova estratégia, vá ver quem está fazendo o que você faz, melhor que você.  Toda semente plantada deve dar frutos, se você não os está colhendo, pode ter algo errado no solo, ou na sua semeadura.
 
Terceiro - Tenha metas - "Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos?" - Adquira cavalos. Você não pode competir com quem corre com cavalos, andando a pé. A tartaruga para competir com o coelho, ou precisa de patins ou de patinete.  
 
Estabeleça um novo número e data para você fazer o que faz e corra atrás disso todos os dias. Semeie mais, visite mais, plante mais, estude mais, pregue mais, ame mais, viva mais. Mas faça tudo isto com sabedoria, caso contrário, estará apenas gastando energias redobradas sem contudo produzir algum fruto.
Aonde você quer estar daqui a cinco anos? - Tenha metas e trabalhe para alcançá-las.
 
E por ultimo: Conscientize-se de que há coisas que não controlamos, mas que podem ser superadas. "Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?" - As enchentes do Jordão não são constantes, como os problemas e desafios que enfrentamos no dia-a-dia. Ha um tempo para tudo nesta terra.
 
Portanto, "No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele." (Ec. 7:14).
Você não pode evitar que a adversidade bata a sua porta, mas pode escolher como reagir frente a ela. O Senhor Jesus nos ensina como nos preparar para o "dia mal", e para as "tempestades da vida" (Mt 7:24,25).
 
Quando não podemos controlar as circunstancias, devemos contar com quem pode fazê-lo. (Mt 8:26) "E Ele disse-lhes: Porque temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança."
 
Você poderá enfrentar o futuro sem medo se depositar sua fé naquele que te inspira agora a se preparar para o futuro. Seu nome? - JESUS CRISTO!
No amor dele, derramado por você na cruz!
 
Pr. Paulo César