É MELHOR BUSCAR O PERDÃO

26/04/2013 07:00

 

“e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.”

_______________________________

(Genesis 3:8b)

A cumplicidade do primeiro casal tinha uma causa: havia pecado, mas também tinha um motivo: depois do que fizeram não queriam encarar o Senhor.
É importante perceber esse tipo de comportamento - cumplicidade e fuga – pois somos inclinados a ele.
Não tenha dúvida de que você conseguirá cúmplices para te apoiarem em qualquer conduta pecaminosa que tiver. Principalmente se você buscar o conselho dos ímpios. Até homicidas encontram cúmplices.
Cúmplice é a pessoa que toma parte no pecado do outro.
 
Essas teias de cumplicidade são motivo de sofrimento. É um tipo de relação cercada pela culpa e mantida às vezes, na base do egoísmo, da ameaça e da opressão. É algo comum no mundo do crime.
A cumplicidade parece uma proteção contra as conseqüências do pecado, mas é uma proteção ilusória, pois a ela segue o próximo passo – a fuga.
E a fuga é o reflexo da consciência manchada pelo pecado. Fugir, esconder-se, afastar-se, tornar-se inacessível.
 
Quem pensa que pode simplesmente ocultar e conviver com as conseqüências do pecado se engana. Quem pensa que pode fugir da confrontação se engana. Todos os homens serão confrontados e tratados pelos seus pecados. E há dois lugares onde isso pode acontecer: ou na cruz de Cristo ou no juízo de Deus.
Ao invés da cumplicidade busque o concerto com Deus. Foi o que Davi fez:
“Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” Sl 32.5
 
Davi sentiu a humilhação que o pecado traz, sabia que enfrentaria conseqüências de seu erro, mas obteve o perdão e era tudo que lhe importava.
Não há cumplicidade ou fuga que possa dar segurança ao pecador principalmente porque as duas sugerem afastamento da presença de Deus.
Não fuja de Deus; fuja do mal.
Não resista ao Espírito Santo; resista ao diabo e ele fugirá.
Não se afaste da comunhão com Cristo; separe-se do mundo e suas ilusões.
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Pv 28.13
“Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I Jo 1.9
 
Ao invés da cumplicidade, arrependimento; ao invés da fuga confissão.
O impenitente se esconderá do Senhor tomando um caminho de angústia e morte. O arrependido se esconderá no Senhor e descansará à sombra do Onipotente tratado, mas perdoado.
 
Pr Alberto Wagner