ELA SABIA O QUE FALAVA

30/01/2012 06:04
“Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.”
_____________________________
(João 2:5)
Sem perceber a mulher traça seu caminho. Caminho este que se projeta através de suas dores e lutas, anseios e amores. Muitas vezes não é notada e nem valorizada.
Inútil tentar decifrar essa mulher. Esse intenso universo de emoções, sensibilidade e força, está sempre rompendo barreiras para conquistar o espaço em defesa do seu filho.
 
Quando grávida, ela carrega, dentro de si, sua vida que tira tudo dela, deixando-a fraca e enjoada, pois, precisa de seu sangue para construir o próprio caminho.
Os primeiros meses são difíceis, noites sem dormir, entre cólicas e manhas. Sua vaidade é ferida, acha que vai ficar feia, gorda. O brilho de seus olhos revela preocupações. Essa mulher que gera santos, bons e maus.
 
Mãe sempre defende, nunca vê defeitos, se a filha engravida, o culpado é o filho da outra, se bebe, se mata, alguém o colocou em maus caminhos, mas nunca assume o erro do filho. Alguns pedem sua benção, outros dizem para onde vão, outros batem a porta com força sem dizer quando voltam ou se voltarão. Por estes ela sofre, sente angústia, ora e chora.
 
Algum tempo depois, eles voltam. Rosto fechado, objetos atirados longe, xingam, chutam, deprimem..."Ele está nervoso”, justifica a mãe, “foi tão doentinho quando criança”. Não tem sorte na vida, mas tem um bom coração. “Os irmãos e o pai não tem paciência com ele”, quando está bom é um filho maravilhoso, e assim continua a mãe sempre defendendo seu filho, pois quer vê-lo feliz a qualquer preço.
 
Mãe não dorme, cochila em estado de alerta, enquanto seus filhos não chegam. Não comem senão as sobras, ou quando vai comer algo o filho aparece e pede. Mãe quando bate ou castiga, apanha junto, meio a meio. Quando o filho faz uma graça, faz questão de contar para os outros, pois o dela é sempre o mais inteligente, mais bonito, o que representa melhor.
Observe o olhar de uma mãe quando seu filho tem uma vitória, é tão contagiante que o seu semblante se modifica.
Ameace um de seus filhos e estará enfrentando uma leoa feroz! Agora elogie e acaricie um deles e estará acariciando a própria mãe.
 
É impossível descrever o mistério materno. Mãe moça, bonita, feia, velha, mãe santa, até o dia em que consumida no silêncio e na dor, se vai para sempre! E este lugar, nunca será preenchido. “Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.” – Maria conhecia o filho que tinha, por isto orientou os serventes. O segredo das bênçãos espirituais se encontram em seus lábios. Quisera Deus toda a humanidade hoje, alimentasse do seu conselho. Em que implica este conselho dado por Maria, a mãe de Jesus para aqueles serventes?
 
Significa que só ele tem a solução para nossos problemas. “Fazei tudo o que ele vos disser”.
Agir consoante a palavra de Jesus é o princípio básico para que todo e qualquer milagre aconteça em sua vida. Maria nos apresenta não uma alternativa, mas a única coerente com a fé.
O mal de muitos que se dizem cristãos está no fato de observar mandamentos de pessoas virtuosas, e as vezes até mesmo da própria mãe de Jesus, e não ser coerente com a obediência aos preceitos do filho.
 
Obdiencia parcial não traz bençao completa. A vida cristã é fundamentada na prática irrestrita da vontade de Deus espelhada na palavra dele. “Fazei tudo o que ele vos disser”. Os mandamentos de Deus não são para nosso mal, mas para o bem, e ainda que não entenda parte ou nenhum deles, o melhor caminho é obedecê-los.
 
A grande dificuldade porém, das bençãos não se cumprirem, está no fato de que a incompreensão se manifesta de que obedecer cegamente o que a palavra pede implica em tolice. Mas para Deus, a fé obedece exatamente o caminho de fazer cegamente o que a palavra nos ensina quando as circunstâncias revelam impossibilidades.
 
Deus falou para Moisés bater com a vara sobre as águas do mar vermelho. Que ignorância seria nos dias de hoje, recebermos tais ordens. Não obstante, foi este ato primário que desencadeou a abertura do mar, traçando um novo caminho para libertação definitiva do povo, das garras dos seus opressores egípcios.
 
Creio que se você receber a palavra de Deus e moldar-se a ela na prática, com certeza estará “fazendo conforme  a orientação Mariana” e o resultado será um só  e não outro de que “o melhor vinho” será melhor que  o primeiro.
 
O que equivale dizer: o novo relacionamento, a nova paz, o novo emprego, a nova vida, a nova família, o novo comportamento, dentre outras coisas mais, serão naturalmente melhores. E tudo isto... porque obedeceu as palavras de Jesus. “Fazei tudo o que ele vos disser”.
No amor de Cristo, tenha um dia de excelente obediência a sua palavra.
 
Pr. Paulo César