ESPERE UM POUCO MAIS

29/06/2012 07:39
"1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2  E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3  Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. 4  Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.  5  ...  7  Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. 8  Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9  e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.  10  Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. 11  Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram." 
________________________________________________
( Mateus 4:1-11)
Duas das características marcantes do ser humano nesta nossa geração são: Ansiedade e Precipitação.
Lembro-me que quando lançadas no mercado brasileiro, as televisões de LCD chegavam a custar o preço de um veículo popular.
Quantos produtos são planejados para criar em nós uma necessidade que ainda não possuímos?
 
Por causa da ansiedade e da precipitação, milhares e milhares de brasileiros estão completamente comprometidos com os sistemas: bancário e de crédito, sem falar nos agiotas e os intermináveis descontos em folha.
Neste texto da tentação, Satanás tenta induzir Jesus a usufruir, naquele exato momento, de todas as promessas que lhe fora feita pelo Pai, sem salientar, o preço a ser pago, caso aceitasse as suas induções.
 
É como no caso do cartão de crédito, onde uma pessoa ingênua ou desavisada antecipa e realiza os seus desejos através de certas aquisições e depois se revolta e desespera com o valor da fatura.
Veja que no episódio em questão, após Jesus resistir as tentações, Satanás retira-se até um momento oportuno (Lucas 4: 13 ) e então, os Anjos chegam e servem ao vencedor (Mateus 4: 11 ).
 
Talvez você, como Jesus, também esteja no limite da sua capacidade (Mateus 4: 2), com vontade de “entregar os pontos” e desistir de lutar e combater contra as circunstâncias que querem fazer sucumbir a sua alma.
Porém, este pequeno texto bíblico te desafia a ir um pouco mais além, a não se precipitar, a controlar a sua ansiedade e a vencer!
Lembra-se de Saul? (I Samuel 13: 1 – 15).  Era tempo de guerra, Samuel não aparecia no tempo aprazado e o povo com medo, já começava a abandonar o campo de batalha. Saul não se contendo em si mesmo, pede o holocausto e vai oferecer sacrifício ao Senhor.
 
Bastou ele terminar, para que Samuel aparecesse e o repreendesse pela loucura da sua precipitação, ao realizar um oficio que não lhe  era permitido. Conclusão: perdeu o reinado!
Neste dia, como servo de Deus que sou, quero desafiá-lo a não se precipitar e a deter a sua ansiedade, entregando-se aos cuidados do Pai. Espere um pouco mais, resista um pouco mais e aguarde como Cristo também o fez, que os anjos venham e lhe sirvam em suas necessidades.
 
Do seu companheiro na espera do auxílio divino e na busca deste aprendizado espiritual.
 
Pastor Eziquiel Bispo