EXCLUSIVIDADE DA PALAVRA DE DEUS

14/05/2012 07:07
"Passarão os céus e a terra, mas a minhas palavras não hão de passar"

_______________________________________

(Mt 24:35)
A Bíblia é exclusiva! Não podemos negar-lhe a autoridade e o principio de que foi Deus quem a inspirou, dirigiu os homens que a escreveram,  e Ele mesmo a conserva íntegra até os dias de hoje. (Ver: 1ª Pedro 1:20,  2ª Tm 3:16, Mt.24:35)
Nela encontramos a verdade que liberta o homem da sentença do pecado, e o conduz ao caminho da salvação eterna.
Ela encerra a sabedoria que o homem precisa para conhecer a Deus e adorá-lo. Sim, ela nos ensina quem Deus é e como fez para ter comunhão com sua criatura, trazendo-a de volta para junto de si. (Ver: Romanos  6:23, João 4: 22, 23, 8:32, 36,  14:6,  2ª Coríntios 5:17,18 e 19)
 
Ela aponta um único salvador (Jesus) e mostra também que Ele é o único mediador entre Deus e os homens. Crer em Deus sem crer em Cristo como  único e suficiente salvador do homem é ignorar uma verdade necessária e  essencial para a salvação. ( Atos 4:12, João 14:6, 1ª Timóteo 2:5, João 17:3).
Os demônios crêem em Deus, mas não crêem em Jesus Cristo como salvador. Não podemos ter fé semelhante à fé destas criaturas, isto faria de nós criaturas semelhantes a elas. (Tiago 1:19 )
 
A Bíblia é exclusiva porque é o único livro reconhecido por Deus como bússola de ensino ao homem, e por conseqüência é exclusiva porque exclui todos os outros livros religiosos que possam ser usados em qualquer tempo como fonte de    revelação e condução do homem no caminho certo.
Daí a dura crítica de Jesus aos Saduceus ( seita religiosa do tempo de Jesus ), dizendo: “ERRAIS NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS E NEM O PODER DE DEUS.” (Mateus 22:29, Oséias 4:6, João 5: 39)
Assim, não podemos desconsiderar a Bíblia: Ela não é como um cavalo que agente monta e leva para onde quer! - Fazer isto é cometer um grave erro.
 
O erro é uma ignorância. Segundo Jesus: Falta de conhecimento das Escrituras e da própria pessoa de Deus. Quem é Deus? Quais são seus atributos?
Todo erro traz conseqüências e no caso aqui: Conseqüências eternas. 
Você é o único responsável pelos erros que comete, e maior vitima deles.
 
O erro é uma falta de reconhecimento de fatos, princípios, circunstâncias, dados, e por fim, o erro é uma falta de conhecimento de uma verdade estabelecida.
Um estudante na hora da prova, erra as questões de maior valor, o que ele    perde com isto?
Um condutor de veículo na hora do teste erra ao fazer uma baliza, o que ele  perde com isto?
Uma mulher erra no horário de chegada à plataforma de saída do ônibus ou avião internacional, o que ela perde com isto?
Se uma pessoa que acredita ser cristã erra na interpretação bíblica com relação aos elementos fundamentais para sua prática cristã, o que ela perde com isto? ( Lucas 16:31)
 
O estudante perde a nota necessária para a aprovação. O condutor perderá a oportunidade de tirar sua carteira de habilitação, a mulher perderá o meio de transporte que a levará para casa, e finalmente o cristão perderá a eternidade.
Se você cair num buraco nas ruas de nossa cidade por falta de uma placa de aviso, pode procurar o culpado. Mas, errando por não conhecer a verdade Bíblica, quem você vai culpar se perder sua salvação? ( Romanos 1: 20 parte c )
 
Não temos desculpas diante de Deus. Todo fabricante cria um manual de fabricação. Nele se encontram as informações básicas para o uso e procedimento comportamental para com o produto. 
A Bíblia é o manual de Deus para sua salvação, ela é a placa de sinalização de Deus de que há um buraco na estrada da vida. Desviar do buraco após identificar a placa é a primeira e óbvia atitude que todos devem tomar. Ignorar isto é atentar contra a própria vida.  
Ignorar a Bíblia é rejeitar o próprio Autor! ( Isaías 46:10).
 
No amor de Cristo,
Pr. Paulo César