FAÇA OS CÁLCULOS

27/08/2012 07:42
“... qualquer de vós que não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.”
_____________________________________________________________
(Lc 14.33)
 
Sim, Jesus disse essas palavras e estava falando sério. Essa parábola de Jesus é um tremendo choque de realidade.
Então, falando sério sobre ser um discípulo de Jesus, é preciso fazer os cálculos antes. Prepare-se para esse texto (Lc 14.25-35).
Não é assim que costumamos evangelizar, mas Jesus fez as pessoas pensarem no quanto iria custar, pois, poderia custar tudo.
 
Primeiro: Ele as fez pensar que deveriam estar dispostas a deixar, se necessário, pai, mãe, cônjuge, filhos, irmãos e a própria vida (26).
Seguir a Cristo pode significar isso; perder o afeto e a comunhão mais forte, o emprego, a reputação ou até a vida porque há os que não querem seguir a Cristo e não toleram os que querem.
 
Segundo: Ele as fez pensar no compromisso (27). Como diz o Pr Paulo César do grupo Logos: tomar a cruz não é carregar um peso, um fardo ou uma enfermidade que chegar (...) se você quer de Cristo ser servo ... toma a cruz.
 
Tomar a cruz é ter compromisso. Jesus não estava em busca de simpatizantes. O discípulo deveria seguí-lO. Isto mesmo, seguí-lO era um dever do discípulo. Caso contrário não poderia ser Seu discípulo.
Quem não gostava de compromisso certamente não gostava de ouvir Jesus: “porta estreita”, “caminho apertado”, “negar a si mesmo”.
 
Jesus propôs duas ilustrações do que estava dizendo: quem quer construir, faz as contas antes (28); o rei que começava uma guerra calculava se tinha chances de vencer (31).
 
Porquê Jesus fala assim? Talvez porque Ele não queira que tenhamos uma visão lúdica, fantasiosa e até mesmo insensata. Talvez Ele prefira ter com Ele pessoas conscientes, realmente decididas, convertidas e compromissadas para começar uma nova vida sem olhar prá trás.
A insensatez só tem um fim: trazer vergonha à causa que custou a vida do Filho de Deus (29-30,32). Já pensou na igreja ter que fazer acordos com o mundo para não ser destruída? Já pensou em termos que viver debaixo das regras do inimigo de nossas almas?
 
Insensatos (pessoas que contrariam o conselho de Deus) fazem isso se precipitando para uma vida de vergonha e derrota aos olhos de Deus.
Custou tudo para Jesus e poderá custar tudo para os que O seguem.
Por isso Ele diz que devemos fazer os cálculos. Caso a intenção de seguí-lO não seja séria, Ele prefere que a pessoa não a leve adiante. Sal insípido não pode ser recuperado, não serve para a terra nem para adubo e deve ser jogado fora (34-35).
Deixe tudo o que for necessário, só não deixe de seguir a Jesus. Seja um crente que leva a vida cristã e seu compromisso com Deus a sério. Dê um bom testemunho. Marque os relacionamentos que tiver com um caráter transformado. Que não haja mentira, desonestidade e nem imoralidade alguma em seu comportamento.
 
Você começou. Agora vá até o fim e se algo tem sido um embaraço em sua vida, então, concerte e siga em frente. “Bom é o sal.”
Ao invés de buscar as pregações que nos prometem tudo é bom darmos ouvido à pregação onde Jesus diz que devemos estar dispostos a renunciar tudo, menos Ele. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (35).
 
Pr Alberto Wagner