FAMILIA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINA OU HUMANA

19/04/2013 07:02
"Sem Deus não há vida, sem família poucos motivos sobra-se para viver"

O ser humano não foi criado para viver de maneira isolada. Foi formado por Deus para sair do isolamento para uma vida de mutualidade com outros iguais. Teologicamente Deus embora não precise, opta por conviver com o homem, criando-o não para viver ao léu do seu destino como afirma algumas teorias filosóficas, mas numa inteira e plena comunhão com Ele.

 

Infelizmente, o pecado entrou na história da humanidade trazendo separação entre Deus e sua criatura. Depois do pecado, o mundo nunca mais foi o mesmo,  pois a degradação humana se tornou patente aos seus próprios olhos. A opção pelo pecado, fez com que Adão e Eva se desvinculassem do propósito original de Deus, tudo em sua volta foi manchado por causa do pecado ocorrido e iniciado no Éden que se despontou até nossos dias atuais.

 

A conseqüência do pecado tem causados danos irreparáveis em todos os aspectos da vida humana, inclusive a família. Sabemos que ela é uma instituição de Deus, formada com propósito matrimonial, relacional e social (Gn 2:24, Mc10:5-9)  cuja legitimidade ocorre na formação da aliança entre homem e mulher. Entretanto, seus valores têm se perdido. A falta de seriedade numa parcela significativa dessa sociedade, por parte de seus integrantes, e a relatividade com que os relacionamentos conjugais são tratados tem levado o casamento e por conseqüência a família a uma desvalorização sem precedentes.

 

A família é a base de toda sociedade, quando seus alicerces não esta firmado na palavra de Deus o resultado é desastroso e gerador  de conflitos entre maridos e esposas, pais e filhos, onde cada qual vai perdendo a essência daquilo que é de suma importância para a sobrevivência e manutenção do lar.  A desestruturação familiar tem preocupado estudiosos, políticos, educadores e principalmente religiosos. Todos tem buscado uma fórmula para tentar minimizar esta trágica situação.

 

Enquanto não houver um olhar mais sério para a palavra de Deus tudo tende a caminha para o desequilíbrio.

Todos nós que estamos engajado nessa luta de levar as lares a se voltar para Escrituras Sagradas. Estamos afirmando categoricamente diante do mundo que a família não é uma instituição falida o que ela precisa na verdade é permitir que Deus venha ajustá-lo a um estado perfeito. Muitas pessoas que vem para a igreja e aceita o evangelho de Cristo chegam totalmente feridas, machucadas e cheias de traumas decorrentes destes intensos conflitos gerados pelo pecado, porém, ao serem iluminados pela presença viva do Espírito Santo de Deus, são completamente restaurados em sua essência.

 

O Evangelho é eficaz porque age diretamente no coração do homem tornando-o consciente de sua realidade e própria condição.

No mais, que façamos desta canção nossa oração: “Faça do meu lar Senhor um lugar de harmonia, faça do meu coração tua casa todo dia...pois nela estão reunidos adoradores...”.

 

Que Deus continue nos ajudar pela sua graça a sermos sábios na condução do nosso lar. Glória a Deus!

 

Pr. Júlio César