FILTRANDO OS MEUS RELACIONAMENTOS

01/11/2011 07:00

___________________________________________________________________________________________________

“Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.”

__________________________________________

(I Coríntios 5:11)

A bíblia fala-nos basicamente de motivação e comportamento. Por isto ela é um livro atual.
O coração do homem jamais poderá ser radiografado à luz dos olhos, a não ser que por trás dos olhos de quem olha exista o filtro da sabedoria da palavra de Deus. Como basicamente sua vida é feita de relacionamentos, sejam com Deus, com o próximo e consigo mesmo, importa que se saiba como escolher aquelas pessoas com quem compartilharemos de nossa vida.
Associações são agremiados de pessoas que escolhem manter um relacionamento comum, tendo em vista um objetivo a ser alcançado.  Paulo, o apóstolo  exorta a não associarmos com pessoas que vivem como ímpios, não obstante dizerem ser irmãos.
Há várias pessoas que a Palavra de Deus nos orienta a evitar, dentre elas, o falso irmão, também aos iracundos e os coléricos. Em Provérbios 22:24,25 diz-nos: “Não acompanhes o iracundo, nem Andes com o homem colérico, para que não aprenda as suas veredas e tomes um laço para a tua alma.”  
Evitar relacionamentos com pessoas que possam oferecer perigo de contaminar você ou envolvê-lo em laços do diabo é a advertência bíblica e também manifestação do cuidado de Deus. Prouvera Deus que todas as pessoas, homens e mulheres fossem de todo íntegras, mas não são.
Assim, o melhor que você pode fazer como cristão é filtrar aquelas pessoas que não servem para conviver com você. (Veja também os artigos abaixo)
Como filtrar estas pessoas? Sugiro três passos:
I)Guie-se pela palavra de Deus.
“Mas, agora, vos escrevo” – Paulo escreve aconselhando o irmão a uma prática.
Toda a palavra de Deus é exclusivamente escrita para seus filhos. Davi escreve que “Tu ordenaste os teus mandamentos para que os cumpramos à risca” (Sl 119:4).
Portanto, leia a palavra de Deus e ao ouvir o Espírito Santo lhe falar, obedeça.
I)Mantenha um relacionamento à distância, de modo que não sofra sua influência.
“Não vos associeis com alguém que dizendo-se irmão” tiver um comportamento leviano, semelhante aos gentios.
A bíblia chama aqueles que não conhecem a Deus de gentios, e por isto, fazem coisas que não o agradam.
Jamais poderemos esperar um comportamento cristão de quem não tem o Espírito de Cristo.
Mas, se alguém diz ser dele e vive com aqueles que não o conhecem, revela-se então ausência desse Espírito na vida desta pessoa.
Todo comportamento ruim é nocivo à vida piedosa do Crente. Pessoas que embora ouçam a palavra de Deus, freqüentam a casa de Deus e não obstante a isto, permanecem na prática de ritos, costumes, e na cultura daqueles que não conhecem a verdade revelada, são merecedoras de nossas intercessões a favor da salvação delas, mas não de nossa presença.
Quem peca porque não conhece a vontade de Deus é ignorante, mas quem conhece e pratica o mesmo pecado daqueles que não conhecem, é rebelde.
Um pecado maior do que a ignorância é a rebeldia. Deus não tolera!
Querido(a), li certa vez  em uma lameira de caminhão a seguinte frase, que cabe aqui como ilustração: “mãe tenha distância” de pessoas rebeldes.
III)Observe suas práticas.
Reconhecemos a arvore pelo fruto que ela dá. A bíblia condena a impureza, avareza, idolatria, maldizência, bebedice  e roubos, bem como outros delitos.
O cristão tem um fruto próprio que lhe é peculiar, o fruto do Espírito (Gálatas 5:22). Não pode este produzir ervas daninhas.
“Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão...”.  Assim, use o filtro da palavra de Deus para identificar as práticas daqueles que se dizem irmãos ou amigos seus.
Use também o filtro dos ouvidos para discernir o que está no coração da pessoa.
Aliás a bíblia diz que “a boca fala do que está cheio o coração”. O fato de alguém dizer que é crente não significa que tenha verdadeiramente o Espírito Santo dentro dele que o aperfeiçoará para praticar a vontade de Deus.(Fp. 1:6)
Não é o que dizem, mas o que fazem que revela quem são verdadeiramente.
A contradição entre o que o falso irmão fala e o que pratica vai revelar seu coração, e obviamente, sinalizará a você que com esta tal “nem ainda deves comer”. (I Coríntios 5:11)
Filtre seus relacionamentos, falso irmão, pessoas iracundas e coléricas, são perniciosas ao seu rol de amizades.
Por fim, segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o SENHOR.” ( I Tem 2:22) é o melhor caminho pra você!
Que o Senhor Jesus que sonda e filtra os nossos corações seja com você!
 
Pr Paulo César

A Influência Negativa das más companhias - I (Três considerações que voê deve saber sobre pessoas de más influências)

A Influência Negativa das más companhias - II (Quatro maneiras de saber quem pode vir  a ser um bom amigo)

A Influência Negativa das más companhias - III (Sete comportamentos que Você deve ter para com Aqueles que dizem ser seus amigos)