FOCADO NO OBJETO DE SEU DESEJO

01/12/2011 06:07
_________________________________________________________________________
"E foram para Jericó.  Quando ele, seus discípulos e uma grande multidão saíam de Jericó, junto do caminho estava sentado um mendigo cego chamado Bartimeu, filho de Timeu..." 
________________________________________________________________
(Evangelho de Marcos, capítulo 10, dos versos 46 ao 52)
A maioria das pessoas cultiva a mania de falar em problemas.
Talvez  entre  cada dez conversas  70% sejam sobre problemas. Problemas todo mundo tem, porque falar deles?
Muitos há que de tanto olharem para estes acabam focando a sua vida em torno do problema em si, o que culmina em busca de culpados. Assim, a culpa sempre será de alguém menos da pessoa em si.
Reclama-se de impostos, de aumentos, do tempo, do bom tempo, e também do  mau, reclama-se da falta de resultados, e dos resultados insatisfatórios, mas de quem é a culpa?
Ao invés de sonhar alto com metas impossíveis aos olhos do mundo, mas possíveis do ponto de vista da fé, muitas pessoas e igrejas também preferem apenas melhorar o que têm e passam o tempo todo olhando a vida de outros que estão fazendo os resultados.
Não é problema ter momentos ruins, pois devemos mesmo enfrentar momentos difíceis  e isso é fato na existência humana.
O problema é não saber como lidar com a situação. O texto corrente fala-nos de um homem que era cego, mendigo e estava assentado na beira do caminho, cujo nome era Bartimeu.
Seu exemplo nos chama a atenção para o que precisamos ter a fim de sermos bem sucedidos e não fracassados.
Ao ouvir falar que Jesus estava passando Bartimeu aproveitou a maior e talvez a única oportunidade de sua vida.
– A de voltar a enxergar de novo! O interessante é que embora cego, ele viu o que  a multidão não viu. Quem era Jesus.
Ele viu aquele de quem as profecias pregavam: “Jesus, filho de Davi!”. Reclamar não adianta as soluções, o que atrapalha a vida de muitos são as lamentações, o sentimento de inferioridade e injustiça, as limitações naturais, a comparação com a vida alheia e outras mais.
No entanto, não vemos tais coisas na vida de Bartimeu. Apenas, um desejo ardente de obter de Jesus aquilo que era o motivo de sua busca. – Voltar a ter a VISÃO. Ele olhava para o futuro, e não para o passado! O passado foi feito para ser lembrado e não para ser vivido.  
Como agiu focado no objetivo que era o alvo de sua vida, não perdeu tempo com as críticas, as limitações do corpo, ou a oposição daqueles que acreditavam enxergar perfeitamente. Continuou gritando: “JESUS FILHO DE DAVI, TEM MISERICORDIA DE MIM”. Como resultado, recebeu de Jesus, o milagre que tanto almejava.  
Como dizia o poeta Fernando Pessoa: "O início da cura é a consciência da doença”. Bartimeu sabia que  o ser humano precisa ter coragem para mudar o que pode e serenidade para aceitar o que não pode, mas acima de tudo, sabia que a fé pode mudar aquilo que parece impossível.
Talvez você também esteja assim, assentado na beira da estrada da vida, mendigando, cego, desanimado, perdido, ou sentindo-se desprezado pela vida, família, amigos ou até mesmo, por Deus. Porém, lembre-se que oportunidades vão e vem, e você precisa estar sempre preparado para elas, como Bartimeu estava, tudo isto, porque tinha como foco alcançar o objeto de  seu desejo. Restaurar sua visão! Qual é o seu desejo? Sua necessidade?
Jesus ao parar, perguntou-lhe: Que queres que eu te faça?  Sem hesitar, Bartimeu foi direto ao assunto, e recebeu não somente a graça da dádiva de sua oração, como também o privilégio da salvação em Cristo Jesus.
Deus sempre vai nos dar muito mais do que pedimos a ele! Portanto, não perca o foco do objeto de seu desejo, se este estiver alinhado com a vontade de Deus, com certeza obterá dele como recompensa pela sua persistência.
Que o Senhor te abençoe ricamente neste dia!
 
Pr. Paulo César