IGREJA: LUGAR DE DOR OU DE CURA?

18/08/2011 06:11

_______________________________________________________________________________________________

Em função da sua experiência, qual a sua resposta a esta pergunta?

Alguns leitores poderão achar esta pergunta absurda, irracional até.

Como a igreja pode ser um lugar de dor?

Ninguém é mais entusiasta do que eu sobre o valor 

do acolhimento que deve ser dado aos novos crentes em nossas igrejas, pois, muitos destes nossos irmãos chegam as nossas comunidades esperando encontrar aqui o paraíso da perfeição.

Bastam alguns poucos dias para que eles percebam que “não é bem assim que a banda toca”. Em alguns meses, elas saberão ler o “rótulo” das embalagens de todos os membros da comunidade, ainda que, elas mesmas nunca tenham se relacionado efetivamente com eles, mas, receberam “informações generosas” dos fofoqueiros de plantão.

Talvez, você que lê este artigo, seja alguém que em algum momento da sua caminhada cristã foi ferido e magoado por alguém, e hoje, ainda que não admita isto para outras pessoas, vive se autoprotegendo de novas dores e decepções.

A conseqüência natural deste tipo de conduta é que a igreja, o projeto de Deus para abrigar a sua família de salvos, torna-se um lugar frio e sem vida.

A igreja torna-se um bando de porcos espinhos que não se aproximam por causa das feridas que sofreram, ainda que o “frio existencial” de suas almas clame por afetividade.

Por anos, tenho ouvido pessoas que desistiram de ter dentro da sua comunidade de fé, relacionamentos maduros e saudáveis.  Por anos, tenho visto pessoas que adotam comportamentos isolacionistas: chegando tarde as celebrações e saindo cedo. De forma que, não venham novamente experimentar as desilusões de um passado recente de desapontamento.

O que eu e você precisamos compreender é que aquele que enxerga a igreja como lugar de dor, ainda não percebeu que o lugar da nossa dor é também o lugar da nossa cura.

Desta forma, não podemos permitir que nossas experiências de dor nos afastem da comunhão com o corpo de Cristo e do bálsamo que esta vivência nos dá.

Sendo assim, ainda que com dores, talvez recente, não desisto de experimentar em minha existência, toda a plenitude do que significa ser igreja de Cristo – Corpo Vivo de Deus, pois, “em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia...”, Deus nos fez irmãos.

E você, tem sofrido? O que tem crido? Como tem vivido? Não permita que a dor gerada em você por alguém da igreja tome o lugar daquilo para o qual, Jesus Cristo morreu pra lhe dar.

A cura está em admitir nossa ferida e expô-lá aos cuidados de Jesus e de seus enfermeiros, nossos irmãos queridos, que Ele alojou ao nosso lado, nesta jornada.

Enxugue as lágrimas que as dores relacionais têm lhe causado e desfrute do auxílio d´Ele para contigo, conforme descrito em Isaias 53 e não se esqueça que este auxílio virá necessariamente na forma humana, através dos filhos do próprio Deus, sua igreja, na superfície da terra.

Nele em quem somos amados e bem cuidados!

Pr. Eziquiel Bispo