LUZ PARA QUEM ESTÁ NAS TREVAS

12/03/2012 07:10
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
___________________________________________
(Mateus 5:14-16)
O mundo em que vivemos está contaminado pelas trevas. Pedro para ilustrar a intensidade daqueles que estão imersos na prática do pecado e sofrem sob o jugo de Satanás escreve: “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo jaz no maligno” (I João 5:19).
 
As pessoas andam mergulhadas em seus próprios pensamentos e caminhos. A corrupção rola solta, as autoridades pervertem o direito dos pobres, os advogados defendem causas desonestas, corrompem os mais simples, torcem as leis, adulteram documentos, exploram o pobre, em suma “por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.” (Habac. 1:4),  tudo isto, porque o coração do homem se encontra inclinado a satisfazer seus próprios pensamentos.
 
Um coração perverso jamais poderá guiar outros à luz, pois nele só existe trevas.
A ignorância espiritual que acomete a maioria dos homens sem a revelação divina, conduzem-nos a quedas e mais quedas em suas vidas.
 
É-lhes impossível por si mesmos andarem em caminhos retos, uma vez que a cegueira espiritual os impede.
Somente uma luz maior e mais forte poderá reconduzi-los.
 
Deus deseja que sejamos seus representantes e ministros neste mundo.
"Deus é luz e nele não há trevas nenhuma".(I Jo 1:5), e a única maneira de fazer isto é sermos luz como ele.
 
A escuridão do pecado está em torno de nós, e o Senhor quer que a nossa vida brilhe como um farol.
“Vós sois a luz do mundo...” Jesus nos legou uma tarefa sublime, que ninguém mais pode realizar.
 
Somente aqueles que têm uma lanterna na mão podem guiar em meio a escuridão pessoas que não têm nenhuma luz que lhes sirva guia.
Houve um tempo na história em que pessoas que se achavam santas demais para viverem no meio da sociedade, passavam a buscar lugares retirados chamados “mosteiros” a fim de não se contaminarem.
 
Jesus não quer que nos retiremos do mundo, pois já não pertencemos a ele. “Vós não sois do mundo, como do mundo eu também não sou”. (João 17:x), antes, pelo contrário, nos envia ao mundo, para espalhar a luz do evangelho onde quer que venhamos estar.
A igreja primitiva não teria sido capaz de alcançar o mundo corrente em seu tempo se todos os membros do corpo de Cristo não estivessem dispostos  a aceitarem a responsabilidade  de serem portadores de sua mensagem.
 
“Não se acende a candeia e a coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa”.
É no meio de uma sociedade corrupta que o cristão reflete a luz  de Cristo. Paulo exorta aos filipenses a “fazerem tudo sem murmurações nem contendas, para que sejais puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, na qual vocês brilham como astros no mundo” (Filip. 2:14,15)
 
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens,” – Ser cristão dentro da igreja é fácil, o difícil mesmo é se-lo fora dela.
Ghandi se decepcionou com os cristãos de sua época, tanto que disse: “Quando ouço as palavras de Cristo, sinto vontade de ser cristão, mas quando vejo os seguidores de Cristo, fico feliz em ser Hindu”.
O grande desafio de vivermos o evangelho de Cristo se encontra em testemunhar de uma verdadeira conversão a Ele no ambiente onde diariamente freqüentamos. Em casa, no trabalho, escola, faculdade, e sociedade a que pertencemos.
 
“para que vejam as vossas boas obras “ - Não é cristão aquele que não reflete a luz de Cristo.
Os homens precisam ver a luz de Cristo em você, caso contrário verão as trevas do diabo, esta nada mais é evidência de falta da verdadeira luz.
O grande objetivo de Jesus em nos chamar para o ministério de representá-lo esta no fato de que os homens precisam ver a luz para se guiarem.
 
Quem está perdido procura uma saída, nós somos a saída de Deus para um mundo perdido.
Temos hoje a mesma incumbência dos primeiros discípulos. Deus nos deu o poder e a habilidade de que necessitamos para alcançar vitória sobre o pecado, o mundo e o diabo, (I João 5:8,18), e fazer brilhar a luz divina neste mundo em trevas.
 
Muitas pessoas irão a Cristo, e obterão a salvação de suas almas, pois “verão as vossas boas obras e glorificarão a vosso Pai, que está nos céus.” ao verem as vossas boas obras.
Seja luz, pois a melhor é aquela que brilha mais longe a partir de onde se encontra. Será guia de quem está nas trevas, e assim, fazendo evitará que teus pés tropecem.
 
Em Cristo Jesus, nosso eterno farol.
 
Pr. Paulo César