NÃO DEIXE O DIABO ANDAR NA SUA FRENTE

10/01/2012 07:38
__________________________________________________________________________________________
“E elogiou o senhor o administrador infiel porque se houvera atiladamente, porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz.”               
_____________________________________________________
(Lucas 16:8)
Martinho Lutero num de seus sermões, disse que o Diabo convocou um dia seus emissários para que apresentassem os resultados das tarefas a eles confiadas.
Um deles foi dizendo que atiçara animais ferozes contra uma caravana de cristãos em pleno deserto, e que os ossos deles estavam agora alvejando sobre as areias do deserto.
 
E o Diabo replicou: “Ora, que vantagem! As almas deles foram salvas.”
Um outro de seus asseclas disse: “Desencadeei o tempestuoso vento oriental contra um navio cheio de cristãos, e todos morreram afogados.”
 
E o Diabo de novo disse: “Ora! Grande vantagem! As almas deles se salvaram!.”
E um terceiro súdito de Satã relatou: Chefe,  levei dez anos, tentando fazer com que certo cristão  descuidasse de sua alma, e por fim consegui isso; hoje ele é o cristão mais apático e passivo de sua igreja, e sua alma agora é nossa.
Então o Diabo exultou e deu um grande grito, e a galera do inferno entoou um salmo de alegria.
 
A MAIOR INCOMPETÊNCIA DOS FILHOS DE DEUS
Se em algum momento Satanás tem sucesso em alguma de suas empreitadas contra os filhos da luz, é porque administrou melhor seus recursos do que estes.
Eficácia tem a ver com a capacidade de administrar com grande habilidade recursos disponíveis e a partir deles produzir o efeito desejado, alcançando o resultado pretendido.
 
"E elogiou o senhor o administrador infiel porque se houvera atiladamente, porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz”
Jesus aponta um dos grandes fatores porque muitos incrédulos são mais eficientes em suas operações que os crentes“ "o administrador infiel agira  atiladamente...,"
 
Muito embora esta ação no contexto apresente a idéia de perspicácia e esperteza, ela também insinua a capacidade de executar algo com cuidado e precisão em tempo hábil; e foi exatamente este ponto que Jesus elogiou:
Aquele infiel administrador foi capaz de realizar em TEMPO hábil, quando este já se encerrava, a solução para seu problema.
 
Em que Consiste a Eficácia de Satanás?
Em efetuar contra os filhos da luz, mais e melhores estratégias em TEMPO recorde, do que estes para se defenderem.
Como você gasta seu tempo hoje?  Quais são as suas habilidades?
 
Talvez você seja um pai de família, um líder de grupo, um pastor ou  missionário;
Não importa, o que importa é  fato  de que Deus te deu um ministério, uma tarefa, uma missão, e ela jamais deverá ser frustrada uma vez que esta não é a vontade de Deus. No entanto, Satanás pode ter eficácia  em algumas situações de sua vida.
Quando?

 

Quando ele emprega melhor o TEMPO do que você!
Algumas coisas que ele faz para ganhar tempo.
 
a) Reuniões com seus asseclas; “... sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” – Mateus 16:18
Era costume do povo judeu, se reunir junto aos portões da cidade para formarem os concílios, onde os líderes e anciões se reunião para montar as estratégias de defesa da nação, assim Jesus quando faz menção sobre “Portas do Inferno” se refere às reuniões estratégicas promovidas por Satanás.
- Você faz reuniões com seus líderes reavaliando o processo de trabalho do seu ministério?
 
b) Delega Tarefas; “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” – Efésios 6:10,11
- Você delega tarefas? Confia que outros podem corresponder às suas expectativas na obra de Deus, fazendo igual ou melhor que você?
 
c) Adapta-se  às circunstâncias; “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” - 2 Coríntios 11:14
- Você é capaz de mudar seus paradigmas, pensamentos, conceitos, preconceitos e estratégias tão rapidamente que não venha sofrer perdas em seu exército?
Pois é, Satanás é eficaz quando ele melhor que você administra seu tempo.
Na verdade ele não é eficaz porque é competente, mas porque muitos líderes são incompetentes  em seus ministérios.
Como você gasta seu tempo na obra do reino hoje; vai determinar ou não o sucesso de Satanás sobre o seu ministério.
 
PARA QUE VOCE POSSA SER MELHOR E MAIS EFICAZ EM RELAÇÃO AO USO DO SEU TEMPO, LHE DAREI TRES SUGESTÕES:
I) Pratique REUNIÕES periódicas:
Reúna-se periodicamente com seu grupo de apoio, líderes ou cooperadores, reavaliando o que foi feito, de maneira que se destaque o que precisa ser melhorado.
 
II) DELEGUE tarefas ao seu grupo de apoio (Diáconos, líderes, professores, etc)
Ninguém te impede!  -  ou impede? Delegue tarefas e acredite nas pessoas, e ainda que não acredite que sejam capazes de fazerem tão bem como você faria, deposite uma dose de confiança nelas; pessoas aprendem a fazer, fazendo!
 
III) ADAPTE-SE às circunstâncias;
Você não pode e nem deve mudar a mensagem, mas pode mudar seu estilo de pregá-la,  pode mudar sua estratégia de evangelismo, pode comunicar por  meios criativos! – A pior coisa que um líder pode fazer, é fazer a mesma coisa todo dia e da mesma maneira.
Observe o mundo ao seu redor e verá que ainda hoje em muitos casos  “os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz.”  
 
No amor de Cristo, tenha um bom dia!
 
Pr. Paulo César