NÃO SOMOS GENTIOS

07/12/2012 07:02
"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas"
________________________________________
(Mt 6:33)
Muitas coisas concorrem no coração do cristão a fim de impedi-lo  de cumprir sua missão.  É lhe imposto este imperativo: Trabalhar para viver melhor cada dia.  Assim, na busca por bens, riquezas e conforto, vai se aprofundando no abismo do consumismo, materialismo, ativismo, trabalhismo na expectativa de ajuntar "tesouros na terra" onde a traça e ferrugem consomem.
 
Não é errado buscar estas coisas, errado é buscar estas coisas antes de buscar o reino de Deus. Aliás, no reino de Deus, não se busca aquilo que é necessidade básica, pois Deus é quem acrescenta à vida daqueles que estão debaixo do seu governo. Sendo o reino de Deus o seu próprio governo, logo Ele sustenta os seus cidadãos. É de competência da natureza de qualquer reino proteger aqueles que dele fazem parte. Assim, quando o Reino de Deus se torna a prioridade numero um do cristão, então Deus prioriza suas necessidades.
 
Foi com este texto acima que Jesus finaliza uma advertência aos discípulos: O de não viverem sob o governo do materialismo, das necessidades, da filosofia de vida que ocupa a mente e o coração dos "gentios" - ( Pessoas que ainda não se comprometeram com Deus). "Pois os gentios é que se preocupam com todas estas coisas" (vs. 32)
 
Assim, para que tenhamos uma vida suprida por Deus, criador de todas as coisas, precisamos aprender a estabelecer prioridades na vida. O que são prioridades?
Tudo aquilo que você coloca em primeiro lugar dentre uma lista de coisas importantes. É importante comer? Casar? trabalhar? - Sim!, mas mais importante também do que tudo isto, é buscar o reino de Deus. Se Ele não for sua prioridade numero um, ficará de fora do sentido de ter vivido uma vida verdadeira e de significado.
 
A prioridade da vida cristã é buscar o reino de Deus  e a sua justiça. Imagine um lugar onde não ha dor, mentira, impureza, sujeira, corrupção, imoralidade, roubos, doenças, tristeza, angústia, mágoas, inveja, ódio, homicídios? - Este lugar é o reino de Deus. O Senhor Jesus veio de disse: "É chegado a vos o reino de Deus" (Mt 4:17).  O céu chegou com Jesus. Entrar nele é uma questão de decisão! De estabelecer um relacionamento de dependência do Pai, e não de si mesmo.
 
Não buscamos dinheiro, coisas, conforto, carros, casas suntuosas, buscamos significado para nossa vida, e transferimos a idéia de que se possuímos estas coisas que buscamos então teremos maior significado ou valor. Seu valor não depende dos "bens que possui" já dizia o Senhor Jesus: "E disse-lhes: Cuidado e guardem-se de toda avareza; porque a vida do homem não consiste na abundancia dos bens que possui" (Lc 12:15) Enquanto neste mundo você vale o que tem, no reino de Deus seu valor é medido por quem você é!
 
Portanto, ao invés de se preocupar com o que vai comer, beber, ou vestir, preocupe-se com o seu valor diante de Deus. (vs. 25,26), você vale muito mais que imagina. Busque o reino de Deus, pare de correr atrás de coisas, e estas coisas correrão atrás de você! "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33), afinal, são "os gentios que não se preocupam em viver na dimensão do Reino de Deus", por isto, andam ansiosos pelas coisas deste mundo, e nós... não somos gentios.
 
No amor de Cristo Jesus
Pr. Paulo César