NA TERRA DOS MORTOS II

23/05/2012 07:16
“Cuidado, fiquem de sobreaviso contra todo tipo de avareza (ganância); a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui”. 
_______________________________________
(Lc 12:15)
Quem caiu em um buraco, das três uma: Ou ignorou sua existência, ou ignorou a placa de sinalização na estrada, ou confiou demais em si mesmo.
 
Dois grandes pecados que cometemos afrontam a Deus: Um é a hipocrisia, e o outro é a idolatria. O primeiro é um falso culto ao verdadeiro Deus, e o segundo, a idolatria, é um verdadeiro culto a falsos deuses.
A advertência de Jesus contra “toda e qualquer espécie de avareza” tem a ver justamente com a realidade de que ela constitui um culto a Mamon e a si mesmo. Não podemos adorar ninguém além de Deus, fazer isto é um ato de loucura e contravenção divina. (Mt 4:10).
 
O diabo deseja muito povoar o inferno com pessoas que desobedecem a Deus, e vivem por caminhos diferentes daquele que Ele estabeleceu. “Há caminhos que ao homem parece direito, mas no fim deles dá em caminhos de morte”. (Pv 14:12). A tríplice missão maligna aponta para isto: “o diabo veio para matar, roubar e destruir” (João 10:10).
 
 “Cuidado, fiquem de sobreaviso contra todo tipo de avareza (ganância);”. Que tipo de cuidado você precisa ter para não se perder? – ao longo da leitura do texto acima, prossiga até o verso 21 e obterá melhor compreensão.
Deus está protegendo seu coração e sua vida contra as ciladas do diabo. Enquanto sua missão é espoliar o homem da oportunidade de sua salvação, a de Jesus é dar vida e vida mais do que abundante. (João 10:10)
 
Cuide para que os símbolos de sucesso de sua vida, não seja as coisas temporais. (v.15) “a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui.”. Pessoas matam, morrem por dinheiro, ou  pelas coisas que o dinheiro pode comprar.
Empenham-se a vida inteira atrás de um sonho, e se esquecem de investir tempo num relacionamento espiritual com Deus, a fim de obterem segurança de suas almas. Sucesso genuíno é conhecer a Deus e saber sua vontade. (Jeremias 9:23,24).
 
Cuide para que seu coração não viva insatisfeito com a fartura que já tem. (v.16) “E arrazoava consigo mesmo dizendo: que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: Destruirei os meus celeiros, e reconstrui-los-ei maiores...”
Este homem já tinha os seus celeiros abarrotados, não obstante, sua ambição o levou a desejar mais ainda. Embora tivesse o suficiente para viver, não estava satisfeito. O velho ditado: “Não tenho tudo que amo, mas amo tudo o que tenho”, não era uma realidade em sua vida. E nisso empenhou e empreendeu novos esforços.
 
Alguém disse que o homem gasta sua saúde na primeira metade da vida correndo atrás de dinheiro, e a outra metade atrás de saúde para vivê-la. A saúde é algo muito precioso para se perder. Viva com contentamento, isto traz saúde para o corpo... e  para... a alma.
 
Cuide para que seus projetos não te absorvam. (v. 18) “E disse: Farei isto: Destruirei os meus celeiros, e reconstrui-los-ei maiores...”
Não é errado ter projetos. Trabalhar para realizar sonhos, deseja atingir novas metas, buscar o crescimento pessoal, econômico ou financeiro... errado é fazer estas coisas confiado apenas na força própria, com o intuito de preservar uma segurança futura, quando estas não existem.
 
Toquinho, cantor popular, em sua canção “Aquarela” diz que : “o futuro é como uma espaçonave, que não sabemos pilotar, ora nos convida a rir, ora nos convida a chorar”. E é verdade! O futuro é uma certeza apenas para aqueles que se preparam para ele, guiando –se pelo GPS divino.
 
Tiago adverte que projetos sem a aprovação de Deus é de procedência maligna e “futuramente” fadado ao fracasso. ( Tg 4:13-16, 17), e o Senhor Jesus confirma este pensamento dizendo: “Mas Deus disse:Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para que será?”. (v.20).
 
O que você está fazendo hoje que precisa parar? e o que você não está fazendo hoje, que precisa ser iniciado?
Assim, cuide para que seu tempo seja apenas uma semente para colher na eternidade uma oportunidade de viver na terra de Deus.
“Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.” ( 2ª Pedro 3:13)
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César