O GRANDE ABISMO

02/11/2011 07:21
__________________________________________________________________________________________________________
"No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama."
_______________________________________________
(Lucas 16:23,24)
 
Jamais devemos duvidar daquilo que as escrituras dizem. Ignorá-la é atentar contra a própria vida. Deus não seria justo se não tivesse criado uma realidade diferente da material, onde após a morte do corpo, o homem que não correspondeu aos seus apelos em vida na terra, pudesse de certo modo pagar como consequência por sua vida negligente para com os mandamentos de Deus.
Tanto o céu quanto a terra são dois lugares reais e distintos na dimensão espiritual, e devem ser dignos de toda consideração por parte do homens.
Conquanto pareça triste o conceito de inferno, como lugar de dor e sofrimento, não poderia ser diferente uma vez que tudo o que existe traz consigo seu antagônico, o que no caso o torna oposto do Céu, como lugar de alegria e conforto.
"No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos..." - diz-nos o texto que no inferno, este homem levantou os olhos. Olhou para cima, atentou para uma realidade que talvez na terra nunca tenha feito e nem considerado: A de que existe uma realiade superior.
Muitas pessoas ficarão de fora da cidade celestial, porque enquanto viveram na carne jamais deram ouvidos à voz das escrituras.
Passaram a vida inteira olhando tão somente para baixo, para a vida terrena, para suas próprias necessidades, deleites e prazeres, tendo como centro e filosofia de vida tão somente o amor-próprio. 
No entanto, o cemitério está lá para nos mostrar que tanto ricos quanto pobres, pretos ou brancos, naturais ou estrangeiros, pequenos ou grandes, todos temos aqui embaixo um destino igual. Pergunto:
Porque aquele homem não levantou seus olhos aos céus enquanto vivia na terra?
Porque passou a vida inteira sem atentar para a possibilidade de uma realiade que transcendia a vida diante dos olhos? 
Chego à simples conclusão de que o problema dele, talvez seja o da maioria das pessoas. A cegueira espiritual.
No texto em questão vemos um homem que foi para o inferno. Morreu e literalmente, não foi para o purgatório, até porque este não existe!
Só há dois destinos para o homem, o CÉU ou o INFERNO!. Jesus jamais brincaria com os sentimentos do homem, por isto adverte-lhes: "Serpentes,raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?" (Mt 23:33)
Hoje, são dois de novembro. Em nosso país e cultura, é comum os fiéis visitarem os cemitérios e de certo modo prestar-lhes uma homenagem, solicitar-lhes um pedido especial e em alguns casos, prestar-lhes culto. Afinal, 02 de Novembro é o dia de Finados.
A cegueira espiritual leva a pessoa a viver enganado quanto ao destino eterno de sua alma. Por estar incapacitado de perceber a ação de Deus e do mundo espiritual ao seu redor, passa os dias de sua vida, vivendo "mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus" (I Tm 3:5)
Abaixo, quero citar algumas coisas que cegam espiritualmente o homem, e sugerir-lhe que se afaste delas a fim de possa ver melhor:
 
I) O DIABO: 
A bíblia diz que o "deus deste século cegou o entendimento do incrédulo para que não lhes resplandeça a luz do evangelho de Cristo, afim de ser salvo" (II Cor. 4:4)
O diabo é mestre em iludir o homem com suas obscenas propostas. Porém, em todas elas, apesar de oferecer sempre conforto, poder, status e vida longa, o preço que ele cobra pelos serviços oferecidos é a própria vida do beneficiário. A bíblia diz que ele veio" para matar, roubar e destruir." (Joao 10:10)
Em busca de vida fácil o homem trilha caminhos cujo ponto final é o caixão: Posso citar alguns:
* Prostituição - Venda do sexo;
* Roubos - Expoliação de bens e patrimônio de outros
* Mentiras- Palavras engendradas com o propósito de enganar, dentre outros.
Estimulado pelo diabo, a pessoa naturalmente pratica tais coisas insensivelmente, conquanto receba o salário de seu esforço.
Devemos lembrar que Judas foi vítima de Satanás porque se rendeu à fantasia de que o dinheiro que estava em sua bolsa era-lhe gratificante, chegando ao ponto de vernder seu próprio mestre. Engodado com a possibilidade de ganhar um pouco mais de trocados, trocou a glória do seu ministério, por míseros  denários (moeda do tempo de Cristo), recebendo com recompensa uma eternidade no inferno.
 
II) O PECADO
A consequência da cegueira espiritual é a prática do pecado em si. Muito embora os citados acima sejam comuns na vida de muitos, é importante frisar que há outros de peso muito maior que as vezes são praticados por pessoas de boa índole, e ainda assim, são perniciosamente maléficos. Dois deles gostaria de destacar, os quais levam Deus a rejeitar totalmente a pessoa que os praticam:
São eles: A IDOLATRIA  e a HIPOCRISIA.
A idolatria é um verdadeiro culto a um falto deus. O homem se rende aos pés de "santos" , carregam imagens de esculturas condenadas por Deus, oferece-lhe ofertas, manjares,  homenagens especiais, um dia de honra no calendário, bandeiras com seus rostos, veneração por meio de suas orações, e deposita seu coração e fé em pessoas que já morreram e nada podem fazer pelos vivos. 
Honrando a criatura, desonram ao criador. Por isto a bíblia diz que são "indesculpáveis" (Rm 1:26)
Se você tem algum tipo de imagem de "santo" em casa, reconsidere sua fé e devoção neste dia. Entenda a partir do texto que lemos, que se aquele homem que foi parar no inferno, pudesse receber alguma homenagem de seus irmãos na terra, ou a intercessão de uma missão de sétimo dia pudesse libertá-lo, Jesus teria naturalmente revelado isto no seu ensino.
A resposta que o rico recebeu de Abraão foi: "Está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não  podem, nem os de lá passar para nós." (v.26)
A idolatria cria um abismo no coração do idolátra que o impede de passar para o lado de Deus.
Semelhante a este pecado temos um outro de igual teor: A Hipocrisia. 
Enquanto a idolatria é um culto sincero a falsos deuses, a hipocrisia é um falso culto ao verdadeiro Deus.
Este homem chama Abraão de Pai. Abraão é considerado na bíblia o símbolo de Cristo. Aquele que foi fiel em tudo, e recebeu de Deus autoridade sobre todas as coisas, de modo que tudo virá para seus pés. Como patriarca da fé, Abraão recolhe no seu seio todos quantos pela fé em Cristo, alcançarão a salvação.
Ao chama Abraão de Pai, este homem revela que ele era um "crente" do seu tempo. Ele era um judeu praticante de uma fé religiosa. Provavelmente estava na igreja sabatina, conhecia os mandamentos, talvez dava até os dízimos de tudo quanto ganhava, como aquele fariseu de Lucas 18:9-14. 
Porém, negligenciou os mais importantes preceitos da lei de Deus: "A Justiça, a misericória e a Fé". (Mt 23:23)
Podemos fingir estar prestando um culto a Deus, mas não podemos enganá-lo.
Pecados são perdoados quando confessados, e pecadores são aceitos quando sinceramente cultuam a Deus, com um coração inteiro.
 
III) A FALSA SEGURANÇA NO CONFORTO DAS RIQUEZAS OU CAPACIDADE PRÓPRIA.
Querido(a), nunca se deixe dominar pelos valores das riquezas. É verdade que dinheiro confere poder, status e segurança, principalmente em momentos de crise, mas jamais poderão suprir os anseios mais profundos da alma.
O problema do pobre, é a eterna preocupação de não ter o suficiente para viver o amanhã, e o grande e eterno problema das pessoas ricas, é o fantasma da possibiliade de ficarem pobres um dia.
Talvez seja por isto que o apóstolo Paulo adverte Timóteo, a orientar sua igreja, quando diz: "Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento;" (I Tm 6:17)
Por trás do dinheiro, existe um demônio que atua na esfera financeira, a qual a bíblia chama de Mammom. Que depende do dinheiro para ser feliz, jamais experimentará a verdadeira felicidade de depender de Deus.
O jovem rico de (Marcos 10:17), foi alguém que apesar de religioso, como também este homem rico do texto de hoje, tinha uma fé consistente ao ponto de crer que Abraão era seu Pai, pois guardavam o pacto de circuncisão de Abraão, na qual podiam se considerar parte do povo de Deus.
"não deposite sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus!"
O GRANDE ABISMO, é o lugar que nos separa de Deus. Mas  o lugar que nos aproxima dele, é a grande cruz de Cristo.
Ainda há esperança pra o homem. Para mim e para você!
 
O que fazer?
* Depositar sua esperança em Cristo Jesus, agora!
* Considere como sua maior riqueza a oportunidade de salvar-se por meio da fé em Cristo, e somente nele. (Joao 3:16; I Tm 2:4,5)
* Abra mão de seus pecados; confesse-os e os deixe; (Provérbios 28:13; I Joao 1:7,9; Lucas 6:46)
* Creia que só e tão somente só JESUS CRISTO, é o único que morreu e PODE ouvir as suas orações e é totalmente digno de sua DEVOÇÃO.
Corte todo vínculo com a IDOLATRIA E A HIPOCRISIA, agora!. A fim de que Deus restabeleça um laço espiritual com você!
"As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada." (Deuteronômio 7:25,26)
 
Profundamente feliz por você caso tenha lido até aqui!
 
Pr. Paulo César