O LIDER QUE COMPREENDE OS PROPÓSITOS DE DEUS

29/12/2011 10:16
_____________________________________________________________________________
"Devorou o Senhor todas as moradas de Jacó e não se apiedou; derribou no seu furor as fortalezas da filha de Judá; lançou por terra e profanou o reino e os seus príncipes." ______________________________________
(Lam. 2:2)
O capitulo dois de lamentações  é um verdadeiro motivo, pelos acontecimentos, para começamos a pensar como precisamos ficar firmes nos propósitos de Deus mesmo sendo difíceis de compreendê-los por causa da devassidão e destruição que Jeremias vê da parte de Deus.
 
O vs.1 já diz que o senhor cobriu a cidade com nuvens de indignação, e derrubou a glória de Israel
 
O  v.2 Ele devorou as casa dos moradores da cidade sem piedade,
No v.3 diz que ele se armou como o inimigo para lutar contra o povo
Já no v.4 o Senhor chega a dizer que ele tornou-se inimigo de Israel.
 
A destruição não pára, as suas tendas foram destruídas, acabou com as assembléias  solenes, e o v.8 o Senhor decidiu destruir os muros da cidade.
 
Que cenário de destruição? A ponto das casas deles ficarem soterradas, os príncipes serem levados cativos, a cidade fica sem segurança alguma e no v.9, os líderes estão desolados jogando pó na cabeça pelos acontecimentos, e o próprio Jeremias no v.11 está sendo consumindo com tristeza, por ver as crianças  morrerem nas ruas da cidade.
 
Muita tristeza na mente de um líder que quer simplesmente compreender os propósitos de Deus, vemos no v.13 Ele pergunta qual o testemunho ele vai dar da cidade? Como vai consolar o povo, pois a ferida da cidade é grande?
 
No v.14 está uma das provas porque o povo estava sendo destruído, por aceitar que falsos profetas, não falassem o que iria acontecer de verdade, pois, falavam palavras inúteis. No v15 o Israel vira motivo de deboche para todos por terem visto antes a sua beleza.
 
Mas no v.17 temos uma verdadeira compreensão do propósito de Deus em permitir tudo isto acontecer na vida daquele povo, o seu propósito era cumprir a sua palavra acima de tudo, depois  do povo ter desviado da sua palavra o Senhor está cumprindo a sua justiça (parte do seu caráter) na vida do povo.
 
Por mais triste que foi para Jeremias ter que compreender os propósitos de Deus, mais ainda foi ele ter que proclamar esta realidade dos acontecimento.
 
O líder que compreende os propósitos de Deus não se deixa limitar por seu sentimentos, vontades, desejos, mas procura unicamente fazer a vontade do Pai.
 
Um feliz 2012 a todos
 
Pr Viviano Alves