O LIDER TAMBÉM ERRA

04/02/2012 06:40
Todo líder esta sujeito ao erro, não existe líder que já acertou em tudo, pois “todos pecaram”, e o rei Davi cometeu erros achando que estava acertando.
No entanto, estava mais incitado por satanás para pecar do que experimentando uma negligência pessoal.
___________________________________________
Além do pecado com Bate-Seba, errou por elaborar uma contagem dos israelitas sem ordem expressa de Deus.
Em I Crônicas  21 conta-nos como um líder bom também erra.
No versículo 1,  diz que ele foi incitado por Satanás. 
 
A bíblia não diz qual era a intenção de Davi, só sabemos que deixou ser usado por Satanás, talvez por chegar a um grau de grandeza diante das outras nações, buscar umas exatidão nisto,v2 diz que ele deu ordem para percorre as extremidades  de Israel e trazer o numero do povo. Mas ate o comandante geral do seu exercito achou estranho,(Joabe) e perguntou,v3 “Ó rei meu senhor ,por acaso não são todos os servos do meu senhor?
Por que o meu senhor deseja isto?
Por que traria culpa sobre Israel ?
 
O erro esta á vista, mas a palavra do rei prevalecia sobre Joabe,ele então fez o que o rei pediu, contou a todo o povo menos as tribos de Levi e Benjamim também acharam isto repulsivo a ponto de desafiar o rei, pois o erro estava muito a vista,mas o líder maior não conseguia perceber mesmo Deus usando pessoas para mostrar para ele.,
 
O líder precisa esta atento quando o erro esta a vista e se pergunta por que eles estão falando assim?Por que eles agem assim? São perguntas para dentro de nos.
 
O resultado de quando nos não ouvimos  Deus falar através das circunstâncias, pessoas para analisa se estamos errado ou não,leva-nos a desagradar á Deus.v7 fala que Davi desagradou a Deus e feriu Israel.
 
Só depois que ele cometeu o erro e o clima mudou que ele desconfio de disse a Deus: “pequei gravemente no que fiz, peço te que  perdoes o pecado do teu servo pois fui muito irresponsável no que fiz” (v8)
 
Mas como todo pecado tem seu preço,o líder tem seu prejuízo a pagar por erra.Nos que somos líder estamos sujeito as vitórias e as derrotas, no caso do grande líder Davi foi derrotado por seu próprio eu,isto causou grande angustia a ele,por ser derrotado por se mesmo  (v13).
Então Deus usa o profeta Gade para falar com Davi qual das disciplina ele preferia cair :
Três  anos de fome?
Três  meses de de fuga dos adversário?
Três dias com espada do Senhor, ou seja, com uma praga sobre Israel?
Cabia ele decidir, Davi então no meio da sua angustia opta cair nas mãos do Senhor por causa das misericórdias Dele. (13-15).
 
Mas algo aconteceu que no momento que o anjo estava matando os homens de Israel, o Senhor pediu para o anjo tira a espada, pois se arrependeu do castigo, então neste momento Davi ergueu os olhos e disse ao Senhor
“fui eu que pequei não foi às ovelhas, eu que agi como irresponsável, castiga a mim, não castiga o povo com praga” (16-17).
 
Neste momento vimos quanto Davi tinha uma intimidade com Deus, conhecia a Senhor, pois se tivesse caído nas mãos de outro não havia misericórdia, o líder que tem esta aproximação de Deus mesmo diante do castigo tem a sabedoria como agir, pois  o conhece.
 
Entra o anjo ordena o profeta a dizer a Davi que levantasse um altar a ao Senhor para prestar um sacrifício segundo a palavra do Senhor,v18-19, então ele procurou fazer tudo conforme a palavra do Senhor. (24-25)
 
Alguém tinha que pagar o preço do erro, então Deus propôs lhe que fizesse um sacrifício pelo pecado, com ofertas pacifica e oferecer holocausto, então ele fez e invocou ao Senhor, e o Senhor o respondeu com fogo, consumindo todo holocausto.
 
Quanto nossos erros podem nos custar caro! Até mesmo atingindo outras pessoas da nossa  equipe.
De uma coisa temos que estar conscientes, estamos sujeitos  aos erros a todo momento mesmo sabendo que seja simplesmente uma contagem de pessoas.
 
Abraço a todos
Pr Viviano Alves