O MELHOR DE DOIS MUNDOS - FAMILIA II

22/11/2011 07:17
___________________________________________________________________________________
“A mulher sábia edifica sua casa, e a tola a derruba com as mãos”
_____________________________________________________________
(Provérbios 14:1)
Já dizia o velho ditado: “CASA DE PAI É ESCOLA PARA OS FILHOS”.
Os valores que norteiam a nossa conduta influenciam tanto o  comportamento dos filhos quanto dos cônjuges, de modo que possamos viver na expectativa de que mudanças transformacionais  e significativas sejam provocadas na vida deles.
O sucesso da mulher sábia está em administrar sua casa de modo que a paz da família reine dentro do lar.
A que tipo de paz me refiro?
Seria a falta de conflitos entre irmãos  ou cônjuges? Seria a ausência de preocupação financeira? ou senão, o fato de evitar a desintegração dela?
 
Se é na educação dos filhos que se reconhece a virtude dos pais, então temos que entender a influencia da mulher como mãe sábia no exercício do seu papel e enquanto esposa, no exercício de mulher casada.
Educação é influência provinda de relacionamentos interativos e saudáveis, como um bom casamento é produto de manifestação de um amor equilibrado onde os cônjuges se respeitam e auto se doam na mutualidade do relacionamento.
No início do seu ministério como presidente da república, um repórter perguntou ao presidente Lula, (Luiz Inácio Lula da Silva), em como ele esperava promover o país, e ele respondeu: “Querido Jovem, antes de se colher os frutos, precisamos plantar as árvores”.
 
A mulher sábia, sabe edificar sua casa. Ela carrega consigo valores e atitudes que são sementes na vida dos seus, e impõe ordem, disciplina, e orientação, enquanto a tola no mesmo ambiente vive um processo de erosão nos relacionamentos!
Uma é diferente da outra porque as crenças e os comportamentos são diferentes.
É tão abrangente o tema em questão, que dificilmente alguém poderá abordá-lo de modo a parecer concluído qualquer raciocínio a respeito dele.
 
No entanto, quero sugerir algumas atitudes para as sábias mulheres que tiverem a oportunidade de lerem este artigo, as quais creio serem válidos na aplicação dos relacionamentos dentro do lar, tanto para com o cônjuge, quanto para os filhos:
Ninguém pode administrar nada que não conheça. Em Provérbios 31 temos um tributo a uma mulher que reflete o tema em questão. Salomão, observando sua mãe, compôs um hino em sua homenagem que traz riquíssimas lições para nós.
 
Ele diz:
“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.  O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.” (Pv. 31:10-12)
Com relação ao marido, o que esta mulher fazia? - Simples, ela capturou seu coração. “O seu marido confia nela!”.
O que  mulher precisa fazer para capturar o coração do marido?

 

Duas atitudes para capturar o coração de seu marido:
 
1)Pratique o melhor que puder para com seu marido:
Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.”
 
Merecendo ele ou não o seu carinho e atenção, faça sempre o melhor.
O mal de muitas mulheres dentro do lar, é tentar esticar a corda com o marido nos momentos de discórdias.
Fato é que sempre teremos  onde quer que existam duas ou mais pessoas, diferenças de opiniões, crenças e comportamentos.
Dentro do lar não é diferente. Se não administramos estas diferenças, elas nos administram.
 
Por ser mais racional, a tendência do homem é tratar tudo a luz da lógica e geralmente ser inflexível na tomada de decisão, o que leva a mulher às vezes à resignar ao invés de discutir o assunto.
Conflitos surgem por causa dessas diferenças, mas não significa que não devam ser trabalhados pelos dois. 
A mulher sábia não leva o problema para a cama, lá ela comemora a solução dele com seu marido.
 
O bem quando praticado ao outro, implica em demonstração sincera de um amor constrangedor, o que fará naturalmente com que o beneficiado, ou seja, o marido, reflita ponderosamente com relação ao assunto e por sua vez reconheça o lugar da mulher.
Há mulheres que se vingam dos maridos, negligenciando o calor na cama, o beijinho de despedida, um prato bem preparado, ou até mesmo o abraço quando da chegada do trabalho ou partida.
Como tudo o  que você não cuida estraga, com o tempo o relacionamento se deteriora, refletindo assim, a falta de sabedoria e a manifestação da tolice.
Não adianta chorar o leite derramado. Não são poucas as mulheres que passam a vida inteira humilhando o marido por meio de ostentações, criticas, ironias e discussões intermináveis, quando na verdade deveriam estar cultivando um “espírito”  dócil, amável, cortez, compreensível, natural de toda mulher que se preza a ter um casamento melhor.
 
Escrevendo sobre isto, o apóstolo Pedro diz que o marido : “ao observar o vosso comportamento cheio de temor” (I Pd 3:2), "virá a ser alcançado, sem palavra alguma".(I Pd 3:1)
A mulher não conquista o homem por meio das palavras, mas sim por meio do seu charme interior refletido nas virtudes demonstradas pelo amar incondicionalmente seu esposo. Tendo ele razão ou não!
Como disse o nosso ex-presidente: “Antes de se colherem os frutos, as sementes precisam ser plantadas”
– A senhora não pode querer colher um fruto cuja semente não plantou ainda.
 
II)Seja perseverante naquilo que acredita, pois quem acredita persevera!
“...Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.”
 
A desistência é característica dos fracos e incrédulos. Depois que perdemos a confiança em nossa capacidade de enfrentar os problemas, ou desafios que se manifestam dentro do lar, seja com o marido ou filhos, chegamos à conclusão de que não vale a pena continuar.
Quando atingimos esse ponto,  poucas compreendem que também estão perdendo a fé até na capacidade de Deus de nos ajudar.
 
Apesar dos inúmeros conflitos e desgastes que surgem nos bastidores do lar, das diferenças de opiniões e convicções entre os cônjuges, e até mesmo da degradação de alguns maridos, você não deve desistir e nunca esquecer que Deus nos deu o poder e o potencial de crer que para mudar nossa própria vida e influenciar aqueles que estão em torno de nós, é possível!
Ele disse: “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.” (Mc 9:23)
A mulher sábia revela sua virtude na perseverança de “todos os dias da sua vida”.
 
Lembro-me de um casal que passou por um momento de turbulência no início do casamento, e hoje se encontram literalmente felizes e satisfeitos um com o outro, tudo isto por causa de uma atitude sábia da mulher.
"Depois de 2 anos de casamento, o marido anunciou para a mulher que estava apaixonado por outra, e já há alguns meses mantinha um caso com ela.
Geralmente a maioria das mulheres quando ficam sabendo que o seu parceiro a traiu, reage de modo irracional, brigam, gritam, chingam, criticam e acabam entrando num ciclo de intermináveis discussões em torno do desvio de caráter do outro.
Ela ao ouvir esta declaração do marido, não fez nada disso, também não ficou passiva se resignando em ser a segunda. Simplesmente, levantou-se e foi até a porta da sala, trancou a porta, retirou a chave e chamou o seu pastor.
Naquele momento, diante do marido, que já estava preparado para depois do bate-boca, apanhar as malas e sair correndo para os braços da amante. Respondeu ela dizendo-lhe: “Bom, nos casamos diante de Deus, então é justo que se temos que nos separar seja diante dele também, o pastor, que é um homem de Deus, está vindo, e ele vai dizer-nos se é isto que Deus quer ou não para o nosso casamento”.
Resumindo, o pastor foi lá, aconselhou aquele casal, não uma, mas várias vezes, até que o marido, entendeu a burrice que estava cometendo, e hoje se encontram totalmente restaurados com relação a esta mancha conjugal."
Ninguém é isento de falhas, mas se surgirem, é importante lembrar que o perdão é a borracha de Deus para apagar as marcas de nossas tolices, conquanto o ofensor esteja verdadeiramente disposto a admitir sua falha.
 
Se esta mulher não tivesse tomado caminho da serenidade e do amor manifesto na disposição de perdoar, com certeza não teria hoje o casamento que tem, e seria mais uma a fazer parte da lista daquelas que derrubaram sua casa com suas próprias mãos.
Lembre-se: Sabedoria é qualidade de toda mulher que é serena em suas decisões.
Esta é sua lição para hoje!
A tola despreza o ensino e a instrução, a inteligente aprende com seus erros, mas a mulher sábia aprende com os erros das outras.
 
Que o Deus eterno, aquele que nos capacita pelo Espírito dele a sermos perdoadores te ilumine neste dia, pois o melhor de dois mundos, é ser sábio(a) neste mundo.
 
Pr. Paulo César