O MELHOR DE DOIS MUNDOS - FAMÍLIA I

21/11/2011 06:56
_________________________________________________________________________
“A mulher sábia edifica sua casa, e a tola a derruba com as mãos”
_________________________________________________________________
(Provérbios  14:1)
Tenho visto hoje, o sofrimento de vários pais com relação ao estilo de vida dos filhos. Alguém disse que “é na educação dos filhos que se revela a virtude dos pais”, e Jesus completou: “a vossa sabedoria é justificada por todos os seus filhos” (Mt 7:35).
Sendo assim, entendo que os filhos são, reflexo das lições que os pais ministram aos seus corações.
Olhando então para a geração presente, vejo um turbilhão de problemas e conflitos pessoais eclodindo.
De um lado: Em forma de busca alucinada de prazeres  como significado e direção para a vida, e do outro: Um lamaçal de imoralidades como forma de refúgio para uma vida que não foi encontrada.
 
Neste contexto, volto-me para a palavra de Deus como princípio de fé e bússola para a família guiar-se neste tempo presente, como um vigia guia-se com sua lanterna em sua ronda noturna; a fim de desfrutar coerentemente do melhor de dois mundos.
“A mulher sábia edifica a sua casa, e a tola a derruba com as suas mãos” (Pv.14:1)
Duas mulheres são contrastadas por este provérbio de Salomão.  
A sábia e a tola. A que edifica ou constrói e a que derruba ou destrói a sua casa.
Sabemos que literalmente a palavra está fazendo uma metáfora da virtude  da mulher como sábia construtora de seu lar, onde a estabilidade da família é revelada pelo comportamento, atitudes e realizações dela.
 
Se você lê este artigo agora, pergunto-lhe, que tipo de mulher tem sido?,
e se você é um homem, também lhe pergunto: Que tipo de mulher é a sua? Tola ou sábia?
A família é uma empresa dirigida por uma sociedade entre o homem e a mulher, sendo que a mulher em termos de administração da casa é a sócia majoritária.
Levemos em consideração que o autor não sugere que o homem seja o agente principal da edificação ou ruína do lar, e sim: A mulher!
 
Portanto, é plausível concluir que em suas mãos repousam o fracasso ou sucesso da estabilidade e, ou realização da família, compreendida ambiguamente, tanto do ponto de vista do relacionamento conjugal, quanto da educação dos filhos.
De modo geral, o homem sai para o trabalho, alguns rotineiramente de manhã e voltando à tarde, outros saem numa semana e voltam semanas depois, ficando a mulher em casa convivendo diretamente e mais tempo com os filhos.
A palavra de Deus adverte que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis às famílias, uma vez que os homens serão dentre outras deformações... “Desobedientes aos pais” (I tm 3:2), o que nos força a concluir que houve em algum momento a negligência dos pais na educação dos filhos, e muito provavelmente...
A ausência de uma  influência da mulher na administração da casa, uma vez que “ a mulher sábia é quem a edifica”.
 
Você conhece, talvez melhor do que eu os índices de criminalidade e prostituição atuais.
Altos índices de adultério, aborto, divórcios, roubos, furtos, abusos e violências sexuais, corrupção política, pedofilia, e talvez o mais assustador e crescente seja a prática da homossexualidade feminina e masculina, revelando uma configuração tendenciosa para uma sociedade sem Deus. Porque se Ele estivesse presente nela, não estariam jamais contrariando seus princípios de moralidade.
O que estamos fazendo com nossos filhos?
 
Quantos milhares, senão milhões de crianças, adolescentes ou jovens estudantes abandonam a escola todos os anos, e talvez o dobro se forme mal conseguindo ler o próprio nome? 
O número de viciados em heroína, cocaína e crack cresce assutadoramente de modo que é impossível ter-se um dado atualizado, o consumo de alcool "per capta" é maior  do que em qualquer ocasião passada de nossa história, e a influência crescente da pornografia na cultura humana torna-se cada vez mais explícita em nosso meio. 
O índice de casamentos desfeitos, de adultérios praticados, de gravidez na menor idade e violência sexual multiplicam-se como vírus e bactérias em períodos de epidemias.
Se tais pessoas herdam ou adotam depois de determinada idade tais valores como estilo de vida, implícita está a ausência de valores fundamentais  que lhes serviriam de alicerces para fazerem escolhas firmes que manteriam e constituiriam a estabilidade da família nos moldes de uma família equilibrada.
E onde está o ponto de equilíbrio da família? - Na mulher: Esposa ou mãe!
Não estou apontando culpados pelo caos instalado, sei que o homem tem um papel fundamental na liderança da família, mas apoio o pensamento bíblico quando vai ao foco do problema, lembrando-nos que "a mulher" é o pivô central do equilíbrio do lar e da educação dos filhos, que comporão os futuros líderes familiares.
Somos a geração que tem o maior conforto da história da humanidade, no entanto, somos também a mais prostituída em termos de valores.
Construímos grandes casas, negócios, empreendimentos, mas fracassamos na construção do lar.
Quem planta uma semente, a faz na esperança de colher seus frutos um dia! Estamos plantando sementes que produzirão frutos detestáveis amanhã!
A bíblia revela que o inferno é uma dimensão espiritual que o homem ou mulher que desprezaram a Deus nesta vida terrena, experimentarão como recompensa de sua indiferença para com Ele, após a morte.
Muitos lares vivem hoje a realidade do inferno por falta de sabedoria, enquanto outros desfrutam de um verdadeiro paraíso na terra por causa de atitudes coerentes com a inspiração divina.
No entanto, para valer o pensamento da responsabilidade sua como principal agente de equilíbrio no seu lar, quero insinuar que inferno começará no dia em que Deus nos conceder  uma visão lúcida de tudo o que poderíamos ter realizado, de todas as dádivas que desperdiçamos, de todas as oportunidades ignoradas, e de tudo o que sabíamos poderíamos ter feito para salvar a família das perversões deste mundo e não fizemos.
Amanhã, nossos filhos, farão parte de uma geração que como na maioria das pessoas da geração de hoje em que vivemos, não têm a menor idéia do que poderiam desfrutar de prazer e alegria dentro do lar; por não viverem dentro do lar a dimensão de uma vida em família, nos moldes da sabedoria de Deus.
Tudo isto porque houve dentro dele ( o lar) uma pessoa que o dirigiu “sem sabedoria”   e com “tolice”.
Pense bem: Como tenho dirigido meu lar nestes últimos dias?
Que Deus te abençoe neste dia concedendo-lhe “sabedoria” para com a sua casa!
 
Pr. Paulo César

Continua...

____________________________________________________________________________________________

Comentários: clique aqui->> https://pibgram.webnode.com.br/mensagemdeemail/