O PODER DA RESPONSABILIDADE

15/09/2011 07:34
___________________________________________________________________________________
Winston S. Churchill, o primeiro-ministro britânico da segunda guerra mundial, afirmou que “O preço da grandeza é a responsabilidade”. Essa frase é extremamente verdadeira, principalmente quando aplicada ao seu próprio autor, que assumindo o comando do exército inglês, barrou o avanço nazista na Europa.
Conquanto deva ser tomada como verdadeira, a frase de Churchill carrega consigo apenas um lado da verdade quando nos referimos à questão da responsabilidade, pois, também, a mediocridade é advinda da responsabilidade, ou melhor, da falta dela. 
Logo, obter a grandeza ou mediocridade passa necessariamente pela responsabilidade pessoal das nossas decisões.
Um exemplo que ilustra isso é a placa da escrivaninha do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Harry Truman, na qual está escrito: “A luta cessa aqui”. Ele entendia que carregava o peso das decisões importantes da sua nação.
Hoje, na realidade do dia - a - dia, pesa sobre os seus ombros o poder da responsabilidade, ainda que em escala de grandeza inferior às decisões tomadas por Truman, como presidente dos Estados Unidos da América, mas não menos importante, já que interfere no curso da sua própria vida e/ou de outros.
E sendo assim, você deve estar consciente disso e aceitar a responsabilidade pessoal por aquilo que acontece a você e à esfera de abrangência que suas tomadas de decisões alcançam: família, empresas e organizações diversas.
No relato de Gênesis, capítulo 4, versículos 6 e 7, Deus adverte Caim sobre os sentimentos  que ele alojava em seu coração e o responsabiliza pelas ações que poderiam ser decorrentes destes.   
Já que segundo o relato bíblico, o ser humano foi criado por Deus com livre arbítrio e responsabilizado diante dele pelo rumo de suas decisões, cabe a você entender que na história da humanidade:
* Algumas pessoas recusaram-se a aceitar a responsabilidade pessoal e caíram em apatia e escravidão.  Este destino não deve ser o seu!
* Outras pessoas rejeitaram a responsabilidade pessoal e fracassaram de forma miserável. O fracasso deles não deve ser o seu!
* Outras tiveram medo da responsabilidade e, assim, permitiram que oportunidades incríveis fugissem do seu alcance. A perda deles não pode ser a sua!
* Outras ainda deixaram de aceitar a responsabilidade pessoal e foram levadas pela correnteza, para as profundezas da mediocridade. O desperdício de potencial e habilidade deles deve ser somente deles!  
Por isso, tenha coragem e assuma o poder da sua responsabilidade diante de um mundo tão carente desse tipo de postura!
Em Cristo, que por aceitar toda a responsabilidade lhe concedida pelo Pai, nos salvou!
 
Pr. Eziquiel Bispo