O PORCO PRÓDIGO

10/09/2012 10:30
"Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama."
___________________________________________________________________
(2 Pedro 2:22)
Sua natureza não pode negar suas virtudes. Salomão escreveu que o homem é o que está em seu coração. Ou seja, você não é o que aparenta ser, mas o que pratica. É inegável que além da aparência física temos uma natureza terrena que dirige nosso estilo de vida.
Por isto, todos precisamos nascer de novo, no conceito de Jesus, para entrarmos no Reino dos céus. "Se todos de igual modo não se arrependerem, perecerão" (Lc 13:5).
 
A ilustração  de Jesus quanto ao filho pródigo mostra-nos que aquele garoto, saiu da casa do pai para curtir o mundo. Nele esbanjou os recursos que tinha, se prostituiu, participou de orgias, se viciou, enfim desfrutou de tudo quanto o dinheiro que tinha no seu bolso poderia lhe proporcionar. Quando este acabou, precisou voltar para a casa do Pai. Por isto é chamado de filho pródigo.
 
Pedro nos fala não de um filho, mas de um cão e uma porca pródigos. A atitude destes animais, não muito diferente da do garoto citado, revela uma disposição natural de buscar um ambiente que se ajusta aos desejos, paixões e impulsos comuns à natureza de cada um. "o cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama."  
 
De modo semelhante a uma árvore cujo fruto lhe é peculiar, cada ser tem seu próprio ambiente. Você pode vestir e adornar um porco com a melhor roupa de grife, o perfume mais caro, colocá-lo na melhor sala de visita que conhecer, na primeira oportunidade, ele voltará ao seu chiqueiro de novo.
 
Porque? Porque sua natureza é viver na lama. Ele se alegra com o seu ambiente, em estar com seus amigos e compartilhar com eles a lama fétida que lhes traz prazer.
 
Um porco lavada volta para a lama suja de sua vida pregressa. Voce nao foi criado para viver na lama do pecado. Deus criou voce à sua imagem e sua semelhança. Embora o porco lavado volte para seu habitat natural, voce não é porco para viver no ambiente dele, por isto o filho pródigo volta para casa, uma vez que é semelhante ao Pai. O bom filho sempre volta para casa, lá é o verdadeiro ambiente em que foi criado.
 
O filho pródigo é um crente desviado da presença de Deus. Um dos grandes motivos pela qual nao pode viver na lama do pecado está no fato de que ja experimentou a lavagem regeneradora do Espírito Santo de Deus e por isto " Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus" (1 João 3:9)
 
Que Deus te abençoe ricamente no retorno para sua casa. O porco volta para o chiqueiro, o filho de Deus volta para a presença do Pai.
No amor de Cristo
Pr. Paulo César