O PREÇO DE NÃO SEGUIR A JESUS

25/04/2012 07:06
“Ainda outro disse: “Vou seguir-te Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família.”” Jesus respondeu: “Ninguém que Poe a mão no arado e olha pra traz é apto para o Reino de Deus.”

___________________________________________________

(Lucas 9:61,62)
Não existe vida cristã sem Cristo. Uma das particularidades da vida cristã reside no fato de que somente quem o segue compartilha do reino de Deus. Ser cristão não é ser adepto de uma religião, ou um sistema de doutrinas, participar de uma igreja “X”, ou até mesmo, comungar um estilo de vida solidária e filantrópica. O cristianismo não é uma religião, antes pelo contrário, é um relacionamento pessoal com uma pessoa chamada Jesus Cristo, como Filho de Deus. E não somente isto, mas também como Senhor e Salvador pessoal.
 
Multidões se arrastavam atrás de Jesus. Onde quer que ele ia seu rebanho crescia. Em busca de pão, de cura, de alivio para os conflitos da alma e a opressão do pecado, sem falar na opressão do inimigo e os maravilhosos sinais que ele fazia, atraídos as pessoas se avolumavam em torno dEle. Porém, poucos eram os que estavam dispostos a deixar tudo e segui-lo. Renunciar a tudo o que temos é fundamental para que possamos ganhar tudo o que Cristo possui. Pedro, o apóstolo disse: “Senhor, eis que nós deixamos tudo para segui-lo”. (Lc 18:28), e este é o preço de ser discípulo.
 
Uma decisão de seguir a Cristo deve vir acompanhada da decisão de abandonar os obstáculos que nos impedem de ir até Ele. “Ainda outro disse: “Vou seguir-te Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família.”” Jesus respondeu: “Ninguém que Poe a mão no arado e olha pra traz é apto para o Reino de Deus.” – O jovem rico, (Mc 10:17), foi alguém que queria muito a vida eterna, mas confrontado com sua realidade, acabou por optar a ficar com suas riquezas, afinal ele “possuía muitas propriedades”.
O que na verdade é uma grande mentira, tudo aquilo que você não consegue abrir mão exerce poder sobre você. Talvez você pense que possui muitas coisas como  (dinheiro, carro, casas, bens, status, inteligência financeira) e por isto, seguir a Cristo e declarar-se como Cristão confesso seja um peso para você. Se isto for verdade, então você não possui nada, porquanto é possuído por estas coisas. Assim foi com o jovem rico que não passou no teste de ingresso ao Reino de Deus.
 
Se ser discípulo de Cristo é difícil, imagine o preço a pagar por não sê-lo?  Jesus nunca vai te pedir para fazer algo se não for para recompensá-lo. Ele nunca vai te pedir para viver algo que Ele próprio não tenha vivido primeiro (I Pedro 2:21). Nem tampouco vai exigir que você abra mão de algo se não for para te dar algo infinitamente melhor.
Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha pra traz é apto para o Reino de Deus.”, você foi criado para servir a Deus, e Jesus lhe aponta o caminho a ser seguido. O Reino de Deus é conquistado com esforço (Lc 16:16). Covardes não entrarão nele. (Apc. 22:15).
 
Não existe meio cristão, meio discípulo, meio crente, meio servo ou meio salvo. Um homem chamado Agripa, após ouvir a pregação do apóstolo Paulo, disse: “por pouco, Paulo, você me convence a ser um cristão” (Atos 26:28). Este homem declarou que “quase se converte”. Um meio cristão é um quase convertido, mas nunca um salvo completo.
 
A renúncia total das coisas materiais é fundamental para experimentarmos as espirituais em Cristo Jesus. Tudo tem um preço. Para ser discípulo de Jesus você precisa abrir mão de sua vida terrena, e se quiser continuar como está, o preço de não ser discípulo dele é abrir mão de sua salvação eterna, Pois :“Ninguém que põe a mão no arado e olha pra traz é apto para o Reino de Deus.” (Lc 9:62)
O que você precisa deixar para seguí-lo?
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César