O QUE É SER UMA SÓ CARNE?

12/06/2012 07:49

"1. Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos! 2. Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.  3. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.  4. Assim será abençoado o homem que teme o Senhor!  5. Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida,  6. E veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel!"

_________________________________________________________

(Salmos 128:1-6)

O maior desafio da sociedade moderna é tornar a família sustentável num mundo cheio de diversidades e preocupações.
 
A sociedade moderna tem como desafio nada menos que educar os filhos longe das drogas, da promiscuidade, da pornografia, e da pedofilia. Fatos como esses desafiam não somente a sociedade como a igreja de Cristo também.
Cada dia surgem novos modelos de família que trazem propostas de solução para os conflitos do lar, não obstante, como não poderia deixar de ser, tais modelos são reprováveis, uma vez que fogem do padrão bíblico.
 
A Bíblia diz que Deus criou o homem e a mulher e "macho e fêmea" os criou. (Gn 1:27).
Uma só carne é o padrão de Deus para o ponto de partida do casamento e da família, sendo que esta união se manifesta no desejo de dois serem de sexos opostos se unirem em um laço de matrimônio abençoado por Deus.
O texto bíblico acima em relevância traz uma visão de uma família estruturada nos padrões de Deus.
 
Esse contexto fala de uma família debaixo da benção de Deus:
*  Onde encontramos temor.
*  Onde o fruto do trabalho traz prazer e prosperidade.
*  Onde há unidade entre marido e mulher que gera respeito e fidelidade.
*  Onde tem filhos obedientes e netos tementes, ou seja, um ambiente de paz alegria.
 
É certo que onde encontramos temor, tem respeito e honra, mas também se falta o respeito os valores se perdem.
A pergunta é: O que significa ser uma só carne no contexto bíblico?
É uma família onde as coisas têm a dependência e orientação de Deus.
 
O mundo tem sentido falta disso, o Brasil também. As nossas cidades e até mesmo as nossas Igreja tem sofrido muito com isso a influência negativa da perda de valores que culminem num caráter familiar saudável.
Se você tem sua esposa, ou esposo, que um dia trocou com você num altar diante de Deus e dos homens, não abra mão dele(a), pois o Pai Eterno foi testemunha entre ti e ele(a).
Assim, viva no compromisso de amar esta pessoa como a si mesmo(a), afinal como disse o Senhor Jesus: "já não são mais dois, mas uma só carne" (Mt 19:6)
 
Deus abençoe ricamente todos os leitores!
 
Pr. Gilmar Candido