O QUE FAZ UM CASAMENTO FUNCIONAR

30/04/2012 07:44
“Vós maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo consideração pra com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois,   juntamente , herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. “
___________________________________________
(I  Pedro 3:7)
Claro que num curto espaço como este, não poderei dar a você a receita completa de  como um casamento encontra o perfeito funcionamento.  Todos os  meses, são meses da família, mas especialmente neste mês, nós da família PIBGRAM, dedicamos 31 dias especificamente para “revisar” os valores que mantêm um casamento em funcionamento.
 
Não é assim que fazemos com os veículos? Porque não fazer o mesmo com o casamento? A família precisa ser positiva, e a positividade dela está na manutenção, caso contrário ela naufraga nos relacionamentos.
O ensino corrente diz que Pedro foi o primeiro Papa, os Papas nunca se casaram e Pedro era casado tanto que Jesus curou a sua sogra, logo Pedro nunca foi Papa. No entanto, pela receita que ele nos dá, creio que era muito bem casado. 
Ainda assim, nada nos impede de considerá-lo o “Papa do Casamento”, o que tornaria a vida e a família de muitos fiéis uma “Santa igreja dentro de casa”. 
 
Para resumir, Pedro, vai direto no “X” da questão do casamento. Ele dirige-se aos maridos. Deus olha a família do ponto de vista da liderança patriarcal. O homem é o cabeça do lar, logo, ele é o principal agente de homeostase, ou seja, de equilíbrio dentro de casa. 
 
Um marido incompetente é um péssimo administrador. A família é como uma empresa que precisa de um gerente habilidoso e participativo, e este papel é atribuído ao marido.  O carro funciona bem com o ajustamento de todas as peças fundamentais, mas tira-lhe motor e ele pára de funcionar. O marido é o motor do lar, se ele não cumprir bem o seu papel, o carro da família não andará bem. 
 
A ausência prática dos conselhos apresentados por Pedro é justamente o grande fator de fracasso dos lares.  Creia que o ambiente familiar é um lugar de ensino e aprendizagem que nos leva ao aperfeiçoamento conjugal e familiar. Quando se abre para aprender com alguém que é diferente de você (no caso sua esposa), é aí então que passa a crescer.
 
E este é o conselho de Pedro quando orienta os homens  a “viverem a vida comum do lar”,  muitos lares e casamentos fracassam porque os maridos não querem crescer e legam a responsabilidade do lar unicamente à mulher. Por ignorarem esta realidade, subestimam suas  mulheres, e tratam com descaso a vida em família, restando-lhe somente ao longo do tempo a deterioração do lar   culminando num verdadeiro fracasso.
 
O fracasso do marido se dá na ausência de capacidade para reconhecer a oportunidade de “juntos”, marido e mulher, construírem um lar verdadeiramente feliz, e à prova de fracassos.
Sozinho só faz até onde o braço alcança, juntos porém, se tornam mais fortes!.
Assim, o casamento funciona!
 
Pr. Paulo César