OS SÁBIOS, OS TOLOS E OS MAUS

12/12/2011 07:17
_______________________________________________________________________
“O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios vem a arruinar-se”
__________________________________________________________
(Pv. 10:8)
A bíblia fala rica e abundantemente sobre a natureza do homem, e o qualifica pelas suas atitudes, comportamentos e reações.
O coração do homem é a sede de sua natureza, guardião dos seus desejos, e recipiente de seu destino.
A bem da verdade, o que se experimenta na maioria das vezes é conseqüência desse estado de ser. Dentro do coração do homem disse Jesus, brotam: Maus desejos, desígnios, mentira, imoralidades, corrupções, adultérios e toda espécie de males.
 
Salomão chega a dizer que consoante ao estado do seu coração o homem corresponde em sua natureza. “Assim como o homem pensa em seu coração, assim ele é...” (Pv 23:7). Jesus também falou a mesma coisa, embora em outras palavras, ao dizer: “São os olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lc 11:34) – Sua vida será conseqüência do grau de luz que houver no seu interior.
 
Você verá a vida e lhe dará cores de acordo com esta realidade. Todos nos enquadramos em um perfil de pessoa.
No texto acima, Salomão fala sobre três tipos de pessoas: Os sábios, os tolos (Insensato) e os maus, este terceiro está implícito, e os comportamentos que devemos ter para cada um deles é diferenciado, uma vez que suas reações são específicas.
 
O sábio de coração aceita os mandamentos. A pessoa cujo coração é sábio “aceita” não somente os mandamentos como também a correção.
A sabedoria é a presença de uma virtude denominada humildade que leva a pessoa a reconhecer não somente a implicação do conselho ou exortação, como revelar a riqueza do princípio implícito no conselho recebido.
Em outras palavras, o sábio se ajusta à luz recebida. Corrija-o e será mais sábio. É o tipo de pessoa que diante de situações de conflito ou adversidades, sabe ouvir, uma simples conversa resolve o problema; já com o tolo é diferente.
 
O tolo quando vê a luz, tenta ajustá-la a si. Ele distorce a verdade recebida, é tolo por natureza, pois por seus próprios lábios “vem a arruinar-se”.
Não são poucas as pessoas que ouvimos sempre ao nosso redor que passam a vida toda murmurando e, ou, propalando palavras ferinas contra alguém que o exortou ou aconselhou.
 
Sentindo-se ofendido por terem tocado em suas feridas, ao invés de buscar entender a grandeza do conselho recebido, saem literalmente inflamados de uma revolta interna, e não reconhecem a importância da oportunidade de crescerem, pois: “Até o tolo passa-se por sábio quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio.” (Pv 17:28). “Dá instrução ao sábio e ele se fará mais sábio ainda...”.(Pv.9:9)
 
“Não é bem assim, você está exagerando, sempre fui desta maneira e não preciso de seus conselhos, se conselho fosse bom ninguém dava, vendia...” são alguns dos argumentos dos tolos... Além de tentar ajustar a verdade à sua concepção, o tolo contamina outros com suas opiniões, uma vez que “o caminho do tolo aos seus próprios olhos parece reto...” (Pv.12:15).
 
Enquanto uma conversa com o sábio é suficiente, já com o tolo não tem conversa. “Ao tolo não convém a palavra excelente...” (Pv. 17:7), é como jogar “pérolas para porcos”; portanto corrija-o, pois é a única linguagem que lhe é conhecida, somente a correção resolve. “Nos lábios do prudente, se acha sabedoria, mas a vara é para as costas do tolo” (Pv. 10:13)
 
Enquanto o sábio ajusta-se à luz, e o tolo tenta ajustar a luz à si, a pessoa má a rejeita.
A pessoa má carrega um pouco do tolo em si. No entanto, ela é pior do que este. Enquanto o tolo tenta ajustar a luz à si, o mau rejeita totalmente a verdade recebida. Tanto seu entendimento quanto seus ouvidos estão fechados à voz da verdade.
Com ele não há conversa e nem disciplina... ‘os homens maus não entendem o que é justo” (Pv.28:5). Eles são vítimas de suas próprias ações, (Pv.11:6), “violenta a própria alma,e revelam amor à morte” (PV. 8:36), e até “nos seus erros, se manifestam laços” (Pv. 29:6).
 
O que fazer com este tipo de pessoa: Aconselhar? Disciplinar? – Não!
 
Apenas deixe-lhe consciente das conseqüências. Uma vez que a pessoa cujo coração é mau, e seu desejo é só o de causar dor, infortúnios, desprazer e ódio, a bíblia orienta um comportamento único para com estes: Rejeite-o, e deixe-o entregue às conseqüências de suas próprias atitudes. Afinal: “Não vos enganeis: De Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também colherá”! (Gl 6:7).
 
Portanto, não ande com os tolos, não seja mau, aja como sábio!
No amor de Cristo.
 
Pr. Paulo César