PORQUE ORAR?

11/10/2011 07:42

________________________________________________________________________________________________

36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; 37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38  Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. 39  Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. 40  E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”__________________________________________________
A ênfase de hoje é... Vigiar. O que?  - o  que devemos vigiar?
Jesus está no getsemani, perto de ser preso, e caminhar para a cruz.
Aqui ele adverte aos discípulos com relação a vida.
Parece dizer: Estaremos sendo entregues, o inimigo vai nos atingir...
Vigiar o que?
  • Vigiar para perceber as circunstancias. Os riscos da vida, do di-a-dia, a possibilidade de cair no pecado, os eventos que surgem, as fatalidades, tudo que se desenrola ao nosso redor nos afetam portanto, vigiem... mas cuidado para não serem fatalistas, adivinhadores do tempo... interpretes da realidade espiritual (Se Deus ou o diabo).  Os fatos ao redor não podem ser a grande linguagem de Deus.
  • Vigiar as pessoas: Com suas causas, maldades, o que falam, o que pensam, se são egoístas ou não, vigie as pessoas porque senão elas vão se aproveitar de você. ... cuidado, você pode correr o risco de se tornar juiz delas. Você poderá construir uma redoma que te afastará delas. Pois serão adversárias, ameaças a você. Vigiem... as pessoas, seu cabelo, blusa, sorriso, modo de vestir... <> de ser prudente. Vigiar <> Prudência.
  • Vigiar o diabo: é importante. Afinal ele está em torno de você. Quer te comer vivo. Temos uma cultura evangélica hoje de reality show spiritual. BBrodher espiritual. 24 horas vigiando o diabo. – é como se você estivesse de costas para a luz e de frente para as trevas. (diabo)  não precisa aprender entender como o diabo pensa, você sabe como ele pensa. Ele trabalha nas trevas.
No getsemâni ele estava vindo. Precisava vigiar?
  • Vigiar a alma.: Vigie a sua alma. “38  Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte”
Salmos 42:5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” // Pv 4:23
O que está acontecendo alma? Porque estes pensamentos? – vigia tua alma. Os movimentos de sua mente, cabeça, carências, falas... reações.
Vigia porque há momentos que algumas coisas virá a tona, de dentro do seu intimo e vai te balançar.
Aquele telefonena perigoso...
Aquelas vestes sensuais...
Aquelas palavras que não suporto ouvir ... vigia
Preste atenção em seus estados alterados... porque me senti tão atraído por aquele olhar? – O que tinha naquela voz que me chamou tanto a atenção? Porque aquele sonho mecheu tanto comigo? – Jesus diz: Vigia e ora.
Paulo diz: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 9  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Fil. 4:8,9)
Paulo diz a Timóteo: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” (I Tm 4:16)
Quando é que eu sei que preciso cuidar de minha alma?
A minha alma está profundamente triste até à morte;”
Por que te perturbas dentro de mim?”
Quando:
* tenho uma preocupação mental.
* algo sobressai em sua mente;
* o pensamento está preso;
* você sente-se só e precisa de ajuda;
“E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?”
Vigia e ora. É hora de orar! ... Para não entrar em tentação!
O que é a tentação?
“banhando no rio... rodamoinho” começou a te puxar ... sai fora.
Sentiu –se atraído... por aquela mulher... vigia e ora, é o rodamoinho
Vigia e ore... para suportar os dias maus. Dias de batalha, tentação, luta espiritual... o diabo não brinca.
Vigia e ora... porque se você correr o bicho come, se você orar, o bicho corre.
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4:7)