PORQUE OS CRISTÃOS SE AFASTAM DA IGREJA?

04/09/2012 07:02
 
"Corríeis bem. Quem vos impediu de obedecer à verdade? " 
(Gálatas 5:7 )
A vida cristã é uma maratona e não uma corrida de 100 metros rasos. Todos buscam prêmios e por isto se inscrevem na corrida. No entanto, apenas um leva o prêmio final. Para tanto é necessário treinamento contínuo, persistência e objetivo de chegar lá.
Quanto a fé, quando se inicia a caminhada cristã não é diferente de uma corrida. A única diferença porém, é que a pista exige um esforço contínuo de manter o ritmo em um conduta condizente com as regras do jogo.
 
A igreja da Galácia, começou bem a vida cristã. Aceitou o evangelho,  desenvolveu um processo de crescimento, compartilhamento e firmeza na prática do novo ensino.
Porém, fortemente influenciada por pensamentos de ordem pregressa, voltou às velhas práticas. Vendo isto, o apóstolo Paulo repreende-a: "Corríeis bem. Quem vos impediu de obedecer à verdade?"
 
Melhor que começar bem, é terminar bem. Porque pessoas, e até igrejas inteiras se afastam do evangelho, que por sua vez os levam a afastarem da igreja?
 
A bíblia aponta muitas razões: 
Uma delas está na ignorância. "Respondeu-lhes Jesus: Não provêm o vosso erro de não conhecerdes as escrituras e nem o poder de Deus?" (Mc 12:24)- A Falta de conhecimento da verdade revelada, é uma trágica maneira de morrer dentro da igreja.
A indiferença para com a palavra leva muitos cristãos sinceros a se perderem no espírito da religiosidade, que por conseqüência conduz à apostasia.
 
Se afastam porque não experimentam uma verdadeira conversão! Há quem se afaste sem que, na verdade, tenha nascido de novo (Rm 6:4-6). É fato que nem todo mundo que está dentro da igreja é cidadão do Reino de Deus. Somente o novo nascimento operado pelo Espírito Santo pode introduzir uma pessoa na igreja verdadeira.
 
Assim, entenda que quando você vê pessoas adentrando as portas dos templos evangélicos nos fins de semana para ouvirem a mensagem do evangelho, e posteriormente vão se afastando, retornando para as praticas mundanas e pecadoras, nada mais nada menos  estarão revelando que nunca, provavelmente experimentaram um novo nascimento.
Somente a conversão espiritual do homem o faz capaz de permanecer na congregação dos justos.
 
Não existe na terra nenhuma denominação perfeita, a melhor delas é a quem tem menos defeito. Se você procura por uma igreja perfeita, não entre dentro das igrejas que você encontrar, porque poderá ser contaminado por elas.
Toda igreja terrena tem uma placa invisível na porta escrito assim: "Proibida a entrada de pessoas perfeitas".
 
Sentimentos como estes, acabam impedindo as pessoas de ouvirem a voz da verdade. Correm bem até que se deparam com obstáculos que se encontram não fora, mas dentro delas mesmas.  
Assim, devemos lembrar que o Senhor Jesus, edificou a sua igreja nesta terra, formada por tijolos humanos que são moldados pelo Espírito Santo, e neste processo de trabalho, sujeitas ao erro. Não se afaste portanto, da igreja, por causa de pessoas falhas, falta de sabedoria de alguns, ou por sua própria ignorância espiritual.
Deus trabalha a favor de sua igreja, por mais imperfeita que ela seja. Uma vez que foi lavada no sangue do cordeiro, ela torna-se especial objeto de seu amor. Afastar-se dela, é também se afastar de Deus, que a criou.
 
Tenha um dia ricamente abençoado!
Pr. Paulo César