QUALIFICAÇÕES DO MINISTRO DE DEUS

06/09/2011 06:41

___________________________________________________________________________________  

“Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi:

Alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.

Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, 

nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.” (Tito 1:5-9).

Cada área do saber requer alguém com qualificações próprias que o habilitam para o desempenho do seu conhecimento.“Alguém que seja irrepreensível...” As mãos que trabalham limpando pratos, não podem estar sujas.

Um médico que lida com pessoas doentes deve no mínimo ser dotado de conhecimento e experiência para tratar do caso de cada paciente que lhe procure. Suas qualificações o aprovam.

No caso do ministro de Deus não  é diferente. “Porque é indispensável  que o bispo seja irrepreensível como dispenseiro de Deus; não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem  violento, nem cobiçoso de torpe ganância” (v.7)... dentre outras. (6,8).

Não obstante,  uma das mais marcantes características do ministro é afinidade com a palavra de Deus, “apegado com a palavra fiel” (v.9).

O ferreiro trabalha com o ferro, o carpinteiro trabalha com a madeira, o médico habilidosamente com o bisturi, e o ministro de Deus com a sua palavra.

Porque esta necessidade? Paulo aponta três motivos, os quais:

I)- O poder do ministro é revelado pela habilidade em lidar com sua palavra. Um espadachim que não tem manejo de sua espada pode além de perder a briga, acabar se machucando com sua própria espada.

II)- A capacidade do ministro é distinguida na competência que tem em exortar pelo ensino aqueles que se encontram distantes do caminho da verdade.

III)- A habilidade do ministro é testada pelos que se opõem ao evangelho, por isto, a sua afinidade com a palavra lhe assegurará a condição de defender o que prega, de modo convincente. (v.9).

Deus levanta homens idôneos para pastorear o seu rebanho “com ciência e inteligência” (Jer. 3:15).

Cumpre a este seguir as orientações do homem de Deus, a fim de que tenha uma vida pautada na obediência para poder receber o cumprimento de suas promessas.

Em Hebreus 13:7 e 17, encontramos duas orientações correlatas: “Lembrai-vos dos vossos pastores, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.”  e “Obedecei aos vossos pastores e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”  

Poder, capacidade e habilidade também são qualificações para um ministério saudável e aprovado por  Deus.

Se você quiser ter a aprovação de Deus em tudo, não somente deve estar qualificado para exercer seu chamado, como também obedecer aos requisitos que Ele estabelece.

Busque tais qualificações  para honra e glória do nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Ele te abençoe ricamente neste dia!

 

Pr. Paulo César