QUATRO LEIS ESPIRITUAIS DA VIDA

24/04/2012 00:00
Há três leis poderosas na terra, e a quarta é infalível. A lei da semeadura que diz que tudo quanto se planta colhe, a lei da perseverança, onde o esforço focado  conserva a semente plantada, a lei do retorno, que promove a certeza dos frutos e a lei da fé, que estabelece fatos que mesmo em contraste à realidade, acontecem!
__________________________________________________
A Lei da Semeadura, o desafia a fazer algo com recursos limitados. Em tempo de crise e escassez, o ceticismo tende a ser uma cultura. Reter, economizerar (misto de economia com miséria), deixar de investir são alguns das ações que provocam a falência da fé, interrompendo o ciclo das bênçãos que Deus promete nos dar em tempos de provação.
 
A Lei da Perseverança não só desafia como exige esforço por continuar a acreditar. Requer cuidados especiais na manutenção da proposta feita, talvez até em tempos de fartura. Sim, em tempos de prosperidade fazemos planos mirabolantes, que quando confrontados pela surpresa da adversidade, como: morte de alguém, desemprego, enfermidade, ou limitação natural, pensamos em desistir.  
Você já pensou em desistir alguma vez? Eu já pensei não uma só, mas várias vezes. No entanto, a perseverança é uma lei que quando mantida, é recompensada com o troféu na linha de chegada. E, mesmo com relação à salvação o Senhor Jesus nos diz que “aquele porém, que perseverar até o fim, este é que será salvo.” (Mt 24:13).
 
A Lei do Retorno é a recompensa em si da semente plantada. Multiplicada em inúmeros frutos,  esta sobrevém como resposta ao investimento feito. Desde pequenos aprendemos a pedir, a receber algo para alcançar algo. A idéia de que todo esforço deve ser recompensado permeia as relações do homem, onde só merece nossa atenção aquele que de alguma maneira ofereceu uma parcela de trabalho em prol do nosso beneficio. Damos de volta na proporção que recebemos. No entanto, no reino de Deus, dar é um principio primário para receber.
 
A lei do retorno estabelece um paralelo com a lei da semeadura. Enquanto esta diz que preciso plantar para colher, a lei do retorno diz que preciso compensar a falta de esforço do outro para colher. E isto, indiferente dele merecer ou não. Amanha receberemos aquilo que tivermos lançado hoje na vida de alguém. A vida retornará a você aquilo que você deu a ela. Como disse certo cantor popular: “A vida é uma gangorra. Hoje eu subo, e você desce, amanhã você sobe e eu desço”.
 
E por ultimo a lei da Fé. A bíblia conceitua a fé como “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e prova das coisas que não se veem”. (Hb 11:1)
A lei da fé é uma síntese das três primeiras. Nela você encontra a oportunidade de agradar a Deus, quando sua semeadura, perseverança e retorno são praticados para abençoar as pessoas e o reino de Deus. Jesus disse: “De graça recebestes, de graça daí”.  Você tem muitas sementes que poderão ser plantadas: “Amor, carinho, atenção, bens, dinheiro, ajuda, companheirismo, amizade, perdão, palavras de animo e encorajamento, conselho, tempo, sonhos.”
 
Não se prive de colher os frutos de sua fé. Ainda que suas sementes sejam poucas, não deixam de ser sementes, por isto, deve lavrar o solo das oportunidades. Você nunca colherá um fruto de uma semente não plantada, mas colherá o fruto da semente do nada. Afinal, “quem semeia pouco, pouco colherá, quem semeia com abundância, com abundancia colherá.” (II Coríntios 9:6)
No amor de Cristo,
 
Pr. Paulo César