QUATRO PASSOS PARA UM CRESCIMENTO ESPIRITUAL SAUDÁVEL

03/09/2011 06:37

___________________________________________________________________________________

O que fazer para crescer espiritualmente?

Primeiro lugar para quem se sente na necessidade do crescimento espiritual deve buscar a ajuda de alguém que você possa confiar. Salmos 119.11, diz-nos :"Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti". 

Em segundo lugar deverá ser um aluno aplicado em receber ensino bíblico. Existem excelentes literaturas para seu crescimento.

 Claro que a Bíblia é indispensável para sua devoção diária (2 Tm 3.16-17; 2 Pd 1.19-20).

Também existem formas sistemáticas de leituras da Bíblia. Pedro aconselhou que deveríamos crescer...  “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém”.

A busca pelo crescimento partiu de uma necessidade que todos têm. O discipulado é o caminho.

Você deseja crescer? Se você deseja crescer, então precisará de alguém que o ajude no seu crescimento espiritual. Para isso e bom que alguém te acompanhe, oriente e ajude.

Terceiro lugar praticar o ensino recebido de quem está responsável por ti orientar. Olha o que Tiago diz: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.

Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.

Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” (Tg 1.22-25).  

Já quarta orientação coloque em prática o que você está aprendendo - “E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros" (2 Tm 2:22).

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.19-20).

Um bom discípulo deve ter aptidão para aprender e humildade para receber correção. Jesus treinou e enviou seus discípulos.

O que mais marcou esse treinamento era que Jesus corrigia em amor. Ensinava com amor. Cobrava em amor. Direcionava com carinho. O mentor será de extrema importância para nossa vida.

Tendo em vista que é preciso  ter expectativas realistas diante da nossa vida cristã.

 

Pr. Gilmar Candido dos Santos