RECONHECIMENTOS QUE TRAZEM PAZ AO CORAÇÃO

26/09/2011 06:38

_________________________________________________________________________

“Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos.”
____________________________________
(Lucas 19:42)
Os grandes campeões atribuem suas vitórias, às inúmeras  oportunidades aproveitadas. Oportunidades são percebidas ou criadas.
A cidade de Davi. Jerusalém, passaram-se centenas de anos esperando a vinda do Messias, e quando Ele veio, ela não estava preparada para reconhecê-lo. Mais importante do que ter um objetivo na vida, é estar preparado para quando o momento chegar.
Muitas pessoas, ficam de fora do reino de Deus, não porque deixam de buscá-lo, mas porque o buscam de maneira errada, e por isto; não conseguem distingui-lo no momento presente. Com relação ao seu povo,  a bíblia diz que “Jesus veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam.” (João 1:7) Deus se entristece quando Ele vai ao encontro de alguém e este o rejeita.
Todos os dias são anunciadas as boas novas do reino de Deus. os princípios espirituais da Palavra são divulgados com intensidade pela mídia presente, não obstante, um contingente gigantesco de pessoas ainda não aprenderam a ouvir a voz lamentosa de Cristo apelando aos seus corações a “reconhecerem por sim mesmas” a origem da verdadeira Paz que pode curar as feridas da alma.
Para que você não viva mais um dia em vão quero sugerir-lhe alguns passos para, hoje, desfrutar da presença divina.
I)Reconheça por si mesmo que precisa se esforçar para contemplar a presença do Senhor.
O próprio Senhor Jesus disse que: “A lei e os profetas duraram até João, de lá para cá, é anunciado o reino dos céus, e todo homem se esforça por entrar nele.” (Lucas 16:16).
O reino de Deus é conquistado por esforço, não basta estar na igreja, lendo a bíblia, pagando as contas em dia, é preciso muita renúncia pessoal daquilo que satisfaz nosso ego e prazeres da carne, a fim de purificar nossa consciência, bem como mente, lábios, coração e corpos para não sermos afetados pela contaminação do pecado que nos afasta da comunhão divina.
A vida cristã é uma piracema espiritual contra a correnteza do pecado.
II)Reconheça por si mesmo que o presente é o único tempo que lhe é oportuno para mudanças.
Se fizer hoje o que fez ontem, você colherá os mesmos frutos de ontem, se quiser algo diferente hoje, faça algo diferente de ontem. Jesus disse: “Se conheceras por ti mesmo, ainda hoje...”. Hoje é o único dia que você tem para fazer alguma coisa.
Você não pode mudar o passado, mas pode escolher como se comportar agora.
O futuro não existe, mas pode ser influenciado por suas decisões de agora.
Havia dois ladrões na cruz ao lado de Jesus, um deles disse-lhe: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino” e recebeu a resposta divina: “Hoje mesmo, estarás comigo no paraíso.”.
Veja que este homem passou a vida toda cometendo roubos, abusos e talvez, toda sorte de constrangimentos aos seus contemporâneos, mas, no ultimo instante de sua vida, tomou uma decisão que mudou a historia de sua vida.
O que muda a historia de sua vida, são as decisões que toma.
Você pode mudar hoje a sua história.
Como trata a sua família. Como trata a esposa, o marido, seus filhos, seus empregados, colegas de trabalho, professores, pais ou... como você tem se tratado.
Que valor dá a si mesmo. Hoje é o dia de mudança. Mas também
III)Reconheça que você tem inimigos que roubarão sua paz.
“Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras.”
Um dos fatores mais preponderantes no fracasso daqueles que se dizem cristãos é a ignorância com relação às ações do inimigo eterno de nossas almas.
Satanás fará de tudo para desviar você da presença divina.
Ele sutilmente colocará na sua vida, pessoas, tentações, objetivos e ou, até mesmo enfermidades para levar você a se afastar do seu Deus.
Talvez hoje, esteja vivendo na bonança, e se a própria bonança te faz ignorar que poderão vir dias de adversidade, guarde o texto a seguir: “No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.” (Eclesiastes 7:14)
IV) Reconheça que sua família é sua responsabilidade também.
“e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti;”.
Não devemos cuidar apenas de nossos interesses, mas também dos de nossa casa.
Deus se interessa pela sua família também.
Imagine você o remorso daquele homem no inferno, da qual Jesus ilustrou em Lucas 15:19-31, onde, diante do sofrimento eterno, clama a “Abraão que mande Lázaro ressuscitado à terra pregar para seus 5 irmãos” a fim de que se convertam.
Quando amamos alguém, queremos este alguém do nosso lado.
 Assim, é para com Deus também. Deus ama, que você ama. E ele almeja alcançá-los por meio de você.
Melhore seu relacionamento familiar, passe a amar mais as pessoas que as coisas, valorize mais os atos de sua família que os defeitos.
Temos mania de criticar os erros, e dificuldade imensa de reconhecer as virtudes.
Mude seu comportamento, e verá que todos aqueles que estão em torno de você, mudarão para com você. E por fim
V)Reconheça que o Senhor Jesus esta te visitando agora. Jerusalém não reconheceu a oportunidade da visitação de Cristo.
A bíblia diz que: “Sem mim, nada podeis fazer”.(João 15:5).
Sim, você pode ter sucesso em empreendimentos humanos, durante um  tempo, mas sucesso verdadeiro é ter vitoria em todo o tempo.  O inimigo jamais se afasta, até que Deus se aproxime de você.
O apóstolo Tiago diz: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4:7).
Creio que muito de fracassos que experimentamos tem a ver com a falta de uma comunhão melhor com aquele que nos reveste de proteção genuína.
Josué 24:15 – dicotomia espiritual - A dicotomia no coração do homem em crer em Deus e no misticismo secular, como patas de coelho, ferradura atrás da porta, plantas especiais na frente da casa que trazem proteção, arruda atrás da orelha, trevo de quatro folhas para atrair sorte, triangulo energizado para afastar maus fluídos, óleo ungido, água benta, e um enorme de besteiras criados pelo marketing da religião contemporânea, acaba desviando você de concentrar sua verdadeira fé no objeto único que pode correspondê-la.
Jesus Cristo, como diz a bíblia, é o “autor e consumador da fé” (Hebreus 12:2).
Se sua fé não estiver nele, ela não produzirá nenhum resultado positivo em sua vida.
Portanto reconheça estas coisas, hoje, agora, e o Senhor se alegrará em sua vida, trazendo sobre você, os resultados de sua palavra que prometem que “ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, em sei COM CERTEZA, que o bem sucede a aqueles que temem a Deus.” (Eclesiastes 8:12).
 
Que o Senhor te abençoe ricamente,
Pr. Paulo César