RECONSTRUTORES

15/03/2013 06:34

“... Se é do agrado do rei e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais para que eu a edifique.” 

____________________________________________

(Neemias 2.5)

            A palavra construção é chamativa bem como suas variáveis. Usada de modo abstrato ela torna as idéias quase tateáveis.

            Há um tempo educadores começaram a falar sobre o construtivismo – uma teoria pedagógica de forte apelo.

            Um novo uso da palavra tem sido popularizado – desconstruir. É uma forma de maquiar o que de fato está acontecendo – uma destruição. Mas, o uso favorece, pois, embora o discurso tenha a intenção de convencer-nos de algo positivo torna-se uma confissão.

            A sociedade de valores cristãos está sendo “desconstruída”. Formadores de opinião estão falando das mudanças recentes que envolvem a derrubada dos conceitos morais como vitórias. Falam dos conceitos bíblicos como um pecado sepultado.

O mundo em mudança quer provar o seu avesso – o avesso de uma família, o avesso de um casamento, o avesso dos relacionamentos pessoais mais significantes, o avesso da moral, o avesso da pureza, o avesso da alegria, o avesso da verdade.

            Mas, em pouco tempo muitos já se convencem do engano e percebem o que é essa “desconstrução”. A ideologia avessa é propagada por pessoas sem nenhum amor e sem nenhum compromisso com ninguém falando nada com nada e se alimentando de ódio. Almas doentes que contaminam facilmente outras.

            A desconstrução da sociedade de herança cristã acaba em destruição de vidas. Já tem muita gente vendo isso e acordando.

            E o que Neemias tem a ver com isso?

            Neemias liderou uma geração de reconstrutores com seus contemporâneos, Esdras, Ageu, Zacarias, Zorobabel e outros.

Isaías havia profetizado a respeito dessa turma:

“E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os de antes destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.” Isaías 61.4

            Neemias abraçou um projeto gigantesco de reconstrução e o concluiu com sucesso. Deus fez muito mais que casas e muros.

            O mundo em “desconstrução” precisa de reconstrutores. O mundo precisa do testemunho dos reconstrutores provando que os conceitos bíblicos funcionam no propósito de trazer real sentido à vida.

            O mundo pós-moderno vive uma confusão ideológica sem precedentes. Há muitas vidas e muitos lares provando histórias de destruição por terem se entregado a movimentos anticristãos responsáveis pela descaracterização da sociedade.

Mas Cristo está pronto para restaurar essas vidas e esses lares. Eles serão edificados, restaurados e renovados.

A turma da reconstrução em nossos dias se chama igreja, sal da terra e luz do mundo e o engenheiro da obra é Jesus.

 

Pr Alberto Wagner