SENHOR : PRONOME OU SUBSTANTIVO

03/05/2012 06:49
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”
_____________________________________________
(Mt 7.21)
            A palavra senhor é uma das mais ambíguas do nosso idioma. Seu uso pode ter vários sentidos. Por exemplo: como substantivo pode significar dono, proprietário; como adjetivo pode trazer a idéia de opulência (ex.: Joaquim tem uma senhora casa.); como pronome de tratamento o uso é ainda mais diverso.
Pode ser por respeito à idade, à posição ou até mesmo o trato comum para todos em determinada instituição.
 
            Quando usamos essa palavra para nos referir à Cristo o que queremos dizer?
Usamos a palavra como substantivo ou apenas como pronome de tratamento?
            Pelo texto acima vemos que não basta tratá-lO como Senhor; é preciso entender e se submeter ao Seu senhorio. Senhorio significa: “direito de senhor, domínio e autoridade sobre”.
 
            Deus não quer apenas ser bem tratado por pessoas que não lhe obedecem, pois estão perdidas. Ele não espera que sejam apenas educadas; espera que se arrependam de seus pecados e se rendam a Ele.
            Ele é o criador e sustentador de todas as coisas, Ele é Deus, é Todo-Poderoso, Soberano, Majestoso e digno de todo louvor, honra, glória e adoração nos céus e na terra. Ele é o que concede a salvação e tem o direito também de julgar e condenar os homens, pois tem autoridade sobre tudo.
            Cristo provou sua autoridade sobre demônios, enfermidades, sobre a natureza, sobre o pecado e sobre a morte. Ele tem submetido todas as coisas debaixo de seus pés. Contudo tem aguardado que os homens ouçam o evangelho e creiam nEle.
           
Os homens tem exercido o dom do livre-arbítrio com o qual não conseguem escapar do domínio do pecado. Estão todos debaixo do pecado e só serão livres desse jugo quando aceitarem aquEle que subjuga também o pecado. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8.36).
            O senhorio de Cristo impõe uma tarefa – fazer a vontade de Deus, mas também concede o privilégio de entrar no reino dos céus. Seu Senhorio significa salvação, orientação, cuidado, amor, paz.
 
            Ele tem exercido esse Senhorio sobre todos que se arrependem de seus pecados e buscam o Seu perdão. Nosso Senhor é o nosso Salvador que morreu por todos nós numa cruz. Quem não quer ter esse Senhor? Você já tem esse Senhor?
 
A palavra senhor é uma das mais ambíguas do nosso idioma. Pense bem em como irá usá-la. Como pronome você expressa respeito, mas não expressa um laço de intimidade. Como substantivo você expressa o Senhorio de Cristo sobre sua vida e um relacionamento próximo no qual tem nutrido a certeza de entrar no reino dos céus.
 
Que em Sua graça, o Senhor nos abençoe!
Pr Wagner Saraiva