SENSIBILIDADE DO LIDER EFICAZ

16/09/2011 05:59

__________________________________________________________________________________

Dentre tantas características que um líder de excelência deve dominar como: humildade, disciplina, respeito, sabedoria, conhecimento, atitude e exemplo, uma, em especial, é divisora de águas entre o bom líder e o excelente líder.   

Estou falando sobre o equilíbrio. E não tenha dúvidas de que no mercado de hoje é raríssimo encontrar os que dominam este dom. 

Costumo dizer para meus acadêmicos e colaboradores que o verdadeiro líder é fundamentalmente uma pessoa equilibrada, ou seja, sensível e atenta às inúmeras situações do dia-a-dia, dando uma solução no momento certo, no lugar certo e do jeito certo, obtendo como resultado a mansidão, paz e motivação do grupo.

O corpo organizacional é feito de pessoas que nos levam todos os dias às inúmeras situações diferentes, sendo assim, não existem "receitinhas de como agir" e sim dicas, pois em cada situação existe uma especialidade de fatores que devem ser observada para que a decisão não seja tomada de forma equivocada.

Os verdadeiros líderes, aqueles que nos motivam, nos impulsionam, que tonificam os nossos dons são obrigatoriamente pessoas equilibradas.

Sabem se alegrar na hora da alegria, são responsáveis nas horas de  responsabilidade, enfim, sabem extrair o equilíbrio entre autocrático e democrático, emocional e racional, trabalho e diversão, técnico e humano. 

É triste quando o líder que faz a gestão do negócio age exatamente de forma contrária a esta característica.

Posso citar inúmeros problemas causados por falta dessa habilidade: alta rotatividade dos colaboradores, desmotivação dos presentes, ausência de submissão à liderança, perda de excelentes profissionais e, conseqüentemente, prejuízo financeiro.

Bem, para que esses erros sejam evitados, compartilharei duas dicas a fim de facilitar suas atitudes. 

Primeiro, sabendo no meu interior o quanto ainda tenho que aprender e crescer no teatro da vida, peço todos os dias, antes de começar o meu dia, que Deus me direcione para que eu tenha a  sensibilidade de tomar decisões mais equilibradas. 

Segundo, constantemente pergunto para minha esposa e para pessoas muito íntimas e maduras se tenho agido e tomado decisões equilibradas no decorrer da minha vida profissional, emocional e espiritual, dando a estas pessoas total liberdade de serem as mais sinceras e honestas comigo; e já adianto que não é fácil escutar a verdade, mas antes uma verdade dolorosa, porque cura, do que uma mentira saborosa, pois destrói.

Estamos juntos nesse processo de crescimento.

Extraído de Juliano Ávila  

 

Pr :Viviano Alves